A Fiemg foi à Austrália buscar parceiros para investir na primeira fábrica de imãs de terras raras na América Latina.
O presidente da entidade, Flávio Roscoe, foi a Perth se encontrar com representantes da Meteoric Resources e Viridis Mineração Limitada, mineradoras que já atuam em projetos de terras raras em Poços de Caldas, no sul de Minas.
O objetivo é que a parceria seja ampliada para a CIT SENAI ITR, planta situada em Lagoa Santa, na Grande BH. O novo acordo prevê uma parceria entre Fiemg e as mineradoras pelo prazo de cinco anos, prorrogáveis para mais cinco.
O presidente da FIEMG destacou a importância dos protocolos assinados com mineradoras australianas, permitindo o uso do laboratório do CIT SENAI ITR e a cooperação em uma nova iniciativa de terras raras. Roscoe também elogiou o papel do Estado nesse processo: “O governo tem realizado um excelente trabalho na atração dessas empresas, e juntos estamos fazendo tudo o que é possível para fortalecer essa parceria”, ressaltou.
Representando a Meteoric, Marcelo de Carvalho, também celebrou o acordo. “Essa é uma iniciativa histórica do ponto de vista de que, ninguém no mundo hoje, está tentando integrar a cadeia de produção de terras raras, que é tão importante para a transição energética mundial e para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais. Os projetos que a FIEMG têm liderado conectam do mineral ao minerador até o fabricante, e isso vai fazer com que, sem dúvida nenhuma, essa indústria se fortaleça, desenvolva tecnologia, e garanta segurança e coragem para as indústrias construírem a cadeia toda dentro do país, verticalizando e aproveitando todo o potencial que o país tem para isso”, destacou.
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fernando Passalio, ressaltou a importância das parcerias para o Estado. “É Minas Gerais se consolidando nesse processo de transição energética. Temos o lítio, terras raras e outros metais críticos, tornando o Estado em uma referência mundial nessa nova economia. Para nós do governo, é um orgulho enorme fazer parte desse processo e dessa parceria, que eu tenho certeza que vai render bons frutos para Minas no futuro”, afirmou. Também participaram do encontro com as mineradoras australianas o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga, e o diretor de Atração de Investimentos, Ronaldo Alexandre Barquette.