O CEJUVE/MG - Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais, realizou, na manhã de hoje, 11, o FÓRUM DAS JUVENTUDES MINEIRAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO. O encontro aconteceu no Centro de Referência das Juventudes - CRJ com objetivo de promover um espaço aberto de discussão e compreensão sobre a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/17). A ação reuniu o poder público, especialistas da área de educação, lideranças jovens, estudantes e profissionais impactados pelas mudanças.
O Fórum foi realizado entre quatro eixos: O olhar das juventudes; A visão dos professores; A visão dos pesquisadores e especialistas na área; A visão do poder executivo e do legislativo. Visando as mudanças do Ensino Médio, o fórum teve como objetivo reunir jovens para um debate com a comunidade escolar e acadêmica.
O Fórum contou com três paneis de debates: o primeiro dando ênfase nas elaboração, implementações e realidades no âmbito prático escolar, contado com o poder público executivo na pessoa de Rosely Lima da diretoria de Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais; O Especialista na área BNCC Professor Dr Teodoro Zanardi da PUC/Minas; Professor da rede pública de Educação José Patrício Lustosa e o Professor da rede particular de educação Fernando Miranda.
O segundo painel debateu o Novo ensino médio com ênfase nos impactos na sociedade e nas políticas públicas contando com a figura do poder legislativo estadual na pessoa da Deputada Lohanna França e do professor de sociologia e ativista pela liberdade na educação Gabriel Mendes.
Já no terceiro painel discutimos a visão do jovem em relação ao novo ensino médio sendo realizado uma dinâmica entre grupos para discutir sobre as realidades e vivências.
O Fórum tem como proposta elaborar um documento reunindo os principais pontos da discussão. Este documento será enviado à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e ao Ministério da Educação, contribuindo com as discussões e consultas públicas que têm pautado o debate público e mobilizado o Brasil pela educação