Além das datas festivas, os pais de alunos de escolas particulares aguardam, no fim do ano, a notícia sobre o preço das mensalidades. Para o ano letivo de 2014, o SinepeMG, Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais, divulgou, em nota, um aumento de aproximadamente 10% nas mensalidade, segundo uma pesquisa realizada junto às escolas associadas.
Segundo o sindicato, o reajuste nos valores das mensalidades se deve a inflação, uma vez que todos os custos de uma escola são impactados por ela, como materiais didáticos, salários dos colaboradores, manutenção das instalações, entre outros. Assim, o reajuste é imprescindível para o equilíbrio financeiro e sustentabilidade funcional das instituições.
Não só a inflação, o órgão ressalta investimentos para inclusão de estudantes com necessidades especiais como a capacitação de professores, adaptação de salas de aula e obra em estruturas dos prédios visando a acessibilidade e aquisição de materiais pedagógicos específicos.
Importante ressaltar que o reajuste da mensalidade escolar é feito com transparência e com comunicação clara com o público, através de planilhas públicas exigidas pelos órgãos reguladores competentes.