Meio ambiente

  1. Notícias
  2. Meio ambiente
  3. Fuad Noman inaugura meliponário para recuperar áreas verdes de BH
Imagem: Rodrigo Clemente/PBH

Fuad Noman inaugura meliponário para recuperar áreas verdes de BH

Biofábrica está instalado no Parque das Mangabeiras, na Serra, e também pretende ensinar as pessoas a criarem essas espécies em casa


Por Redação

O prefeito Fuad Noman inaugurou nesta terça-feira (7) o Meliponário Biofábrica, iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte para preservar espécies de abelhas sem ferrão, nativas do Brasil e responsáveis pela polinização de mais de 90% da flora do país. O Meliponário Biofábrica está instalado no Parque das Mangabeiras, na Serra, e irá trabalhar na educação ambiental e ainda ensinar as pessoas a criarem essas espécies em casa, favorecendo a polinização de mais áreas verdes e hortas.

O espaço faz parte do projeto Poliniza BH, que tem como objetivos instalar meliponários móveis, construir jardins de polinização, realizar educação ambiental para preservação e conservação das colônias de abelhas sem ferrão na cidade e realizar a destinação correta de colônias de abelhas nativas em unidades de conservação, promovendo também a recuperação de áreas degradadas.

Outro Meliponário será instalado no Centro de Educação Ambiental do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (CEA PROPAM), onde os trabalhos de preparação da estrutura já começaram. A segunda unidade funcionará na Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20, no Bairro Castelo. No meliponário do CEA PROPAM há oito caixas, abrigando quatro espécies de abelhas sem ferrão: Miriam-preguiça, Mandaçaia, Marmelada-amarela e Jataí.

Iscas-pet

Um dos atrativos para os visitantes do Meliponário Fábrica serão as oficinas, que os ensinarão a fazer as “iscas-pet”. Essas iscas são ferramentas para a captura natural de enxames de abelhas sem ferrão. Dessa forma, os participantes poderão criar os próprios enxames em casa. Desde que o entorno da residência tenha alguma área preservada ou parque bem arborizado, todos podem criar essas abelhas sem qualquer restrição de segurança. Afinal, são espécies que não representam riscos para a população.

Para participar das oficinas de “iscas-pet”, os interessados devem entrar em contato com a Biofábrica por meio do e-mail biofabrica@pbh.gov.br, agendando a participação. Nessa oficina, também será explicado sobre quais iscas devem ser fabricadas e quais as espécies são interessantes para se iniciar na meliponicultura.

Meliponário Biofábrica

Endereço:

Parque das Mangabeiras Maurício Campos

Rua Caraça, 900 – Serra

Colunistas

Carregando...

Saiba mais