Manifestantes estão derrubando estátuas de Hugo Chávez na Venezuela, horas após a confirmação da vitória de Nicolás Maduro pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). A manifestação aconteceu no município de Coro, no estado de Fálcon. Os protestos acontecem em várias cidades na tarde desta segunda-feira, 29.
Em outros pontos, manifestantes queimam e retiram cartazes com a imagem de Maduro.
Há registros de protestos por todo o país contra uma possível fraude eleitoral. Há, ainda, milhares de manifestantes se concentrando na base aérea El Libertador, em Aragua, pedindo aos militares que se levantem contra a fraude eleitoral de Nicolás Maduro.
Hugo Chávez foi presidente da Venezuela e faleceu em 2013. Com a morte de Chávez, Maduro assumiu a herança política do chavismo e está no poder há 11 anos.
Vitória de Maduro
Mais cedo, o Conselho Nacional Eleitoral proclamou Nicolás Maduro como presidente reeleito do país.
O órgão, porém, não apresentou dados definitivos que embasem os resultados. Segundo anunciou ontem o CNE, Madurou teria vencido com 51% dos votos contra 44% de Edmundo González Urrutia, afirmando que os números já eram "irreversíveis" com 80% das urnas apuradas. A diferença entre o número total de votos, porém, foi de um pouco mais de 704 mil votos, o que levantou questionamentos sobre essa irreversibilidade.