Pela primeira vez no Brasil, o dia 20 de novembro será considerado feriado nacional. Na data, é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Nacional, em memória da morte de Zumbi dos Palmares.
Ele morreu em 1695, aos 40 anos, após liderar o movimento negro do Brasil de luta e resistência contra a escravidão e dar refúgio aos negros escravizados no maior quilombo do período colonial brasileiro, o Quilombo dos Palmares.
A lei que instituiu a data como feriado foi sancionada no ano passado, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela teve como origem uma proposta do senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) e relatada pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Antes de ser adotada nacionalmente, a data já era considerada feriado em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo - e em mais de 1,2 mil cidades por meio de leis municipais e estaduais.
O Dia da Consciência Negra foi incluído no calendário escolar nacional em 2003, mas a instituição oficial da data só ocorreu oito anos depois, em 2011, com a publicação da Lei 12.519.