O Brasil é um dos países do G20 com maior carga de trabalho semanal, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A jornada no Brasil tem uma média de 39 horas semanais, e fica atrás apenas da Índia (46,7 horas), China (46,1 horas) e México (43,7 horas).
A média brasileira é maior do que a jornada praticada em países como Canadá (32,1 horas), Japão (36,6 horas), Argentina (37 horas) e Estados Unidos (38 horas).
Os dados da OIT revelam ainda que, entre todos os países do ranking, o Butão, localizado entre a China e a Índia, é o que tem a maior carga laboral, com uma média de 54,4 horas semanais, enquanto em Vanuatu, país localizado na Oceania, os trabalhadores fazem a menor média de horas por semana (24,7 horas).
O levantamento da Organização Internacional do Trabalho foi divulgado em meio ao debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 no Brasil, que vem ganhando força na Câmara dos Deputados por meio da proposta da PEC que busca a alteração do expediente para 36 horas semanais de trabalho.