As causas da queda do avião de pequeno porte que saiu de Florianópolis com destino a Belo Horizonte, e caiu na noite desta quarta-feira (23) em Santa Branca, no interior de São Paulo, já estão sendo investigadas pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) IV), órgão pertencente ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
De acordo com o órgão, a investigação envolvendo a aeronave de modelo Embraer-121 Xingu, matrícula PT-MBU, utiliza técnicas específicas que realizam a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Em nota enviada à Rede 98, o Corpo de Bombeiros informou que a aeronave teria colidido contra um morro, pegando fogo em seguida. Ainda segundo informações dos Bombeiros, a queda ocorreu durante tempestade que atingiu a região na noite de ontem.
O acidente deixou cinco vítimas, que não sobreviveram à queda. As vítimas do avião saíram na quarta-feira às 16h51 de Florianópolis com destino a Belo Horizonte.
Confira a nota do CENIPA sobre a investigação:
Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em São Paulo (SP), foram acionados, nesta quarta-feira (23/10), para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-MBU, entre os municípios de Paraibuna e Santa Branca (SP).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Em breve, a ocorrência estará disponível para consulta no Painel SIPAER, por meio do site do CENIPA.
O CENIPA informa ainda que é mediante a publicação do Relatório Final que o Centro se pronuncia sobre os resultados de suas investigações, conforme disposto no art. 88-H da Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica - CBA).
A conclusão dessa investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
O CENIPA tem por objetivo investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram.