Nacional

  1. Notícias
  2. Nacional
  3. “Cometa do século” poderá ser observado no Brasil na próxima semana
Imagem: Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

“Cometa do século” poderá ser observado no Brasil na próxima semana

O "Cometa do Século", com vem sendo chamado, ficará visível em todo o hemisfério sul a partir de 15 de setembro.


Por Guilherme Alves

Os entusiastas da astronomia terão a oportunidade de observar um dos mais aguardados cometas do ano na próxima semana. O "Cometa do Século", com vem sendo chamado, ficará visível em todo o hemisfério sul a partir de 15 de setembro. 

Para conseguir observá-lo, basta olhar para a direção leste e acordar bem cedo, já que o fenômeno vai ocorrer antes do nascer do sol. O uso de instrumentos como binóculos ou lunetas é indicado.

Vale lembrar que apenas perto de outubro é que o cometa vai alcançar o brilho máximo. A expectativa é que a sua passagem seja bem brilhante devido à combinação da proximidade da Terra e do Sol.

De acordo com astrônomos, é possível que seu aparecimento traga um brilho tão intenso como o do cometa Hale-Bopp (a magnitude do Hale-Bopp também foi perto de 3), que passou pela Terra em 1997 e foi um dos mais brilhantes da segunda metade do século XX. Por isso, o apelido de "Cometa do Século".

"[Sua passagem] vai ser bem brilhante devido à combinação da proximidade da Terra e do Sol, além de efeitos relacionados à geometria da órbita desse cometa, que criarão condições óticas ideais para intensificar seu brilho. (...) O Hale-Bopp também contou com uma série de condições ideais para aumentar sua visibilidade. Ao que tudo indica, vamos ter sorte novamente", diz o astrônomo brasileiro Pedro Bernardinelli, em entrevista ao G1. 


Colunistas

Carregando...


Saiba mais