Nacional

  1. Notícias
  2. Nacional
  3. Empresário Abilio Diniz morre aos 87 anos
Imagem: Reprodução/@abilio_diniz/Instagram

Empresário Abilio Diniz morre aos 87 anos


Por Redação

O empresário Abilio Diniz, uma das figuras mais emblemáticas e influentes do cenário empresarial brasileiro nas últimas décadas, morreu neste domingo (18) em São Paulo, aos 87 anos de idade. Ele vinha enfrentando um quadro grave de pneumonia, que o levou a uma internação há cerca de um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein.

Diniz começou a passar mal ainda em Aspen, nos Estados Unidos, onde se recuperava de duas cirurgias no joelho. Ele retornou ao Brasil logo após identificar uma piora em seu estado de saúde.

"É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho", diz a nota divulgada pela família.

Diniz no Pão de Açúcar e no Carrefour

Por quase seis décadas, Diniz esteve no comando do Grupo Pão de Açúcar, uma empresa fundada por seu pai e que, sob sua liderança, se tornou um dos maiores conglomerados de varejo do país. Após uma intensa batalha judicial com o sócio francês Casino, Abilio vendeu sua participação na empresa em 2012, mas sua paixão pelo varejo não cessou. Ele se tornou um importante sócio do Carrefour, assumindo a vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil e participando ativamente do board global da empresa como um de seus principais acionistas.

Sua empresa de participações, a Península, detém atualmente 8,4% do Carrefour, sendo o segundo maior acionista da rede, com 13,73% do capital votante, atrás apenas da família Moulin. Abilio liderava o conselho da companhia com a mesma visão e determinação que marcaram sua trajetória profissional.

Vida pessoal de Abilio Diniz

Conhecido também por sua paixão pelo esporte e pelo São Paulo Futebol Clube, Diniz mantinha uma rotina de exercícios físicos rigorosa. As recentes cirurgias no joelho o obrigaram a abandonar as atividades.

O empresário também foi protagonista de um episódio marcante de sua vida pessoal quando, em 11 de dezembro de 1989, foi sequestrado em São Paulo. O sequestro, que durou seis dias, terminou com a prisão dos criminosos, vindos de diferentes países sul-americanos.

A partida de Abilio Diniz deixa um legado para o empresariado do Brasil, marcado por sua capacidade de superação, visão de futuro e contribuição inestimável ao desenvolvimento do varejo nacional.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais