Nacional

  1. Notícias
  2. Nacional
  3. Governo determina que Facebook e Google retirem do ar falsos anúncios do 'Desenrola'
Imagem: Marcello Casal Jr /Agência Brasil

Governo determina que Facebook e Google retirem do ar falsos anúncios do 'Desenrola'

Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) investiga sites criados para enganar interessados no programa


Por João Henrique do Vale

O Google e o Facebook deverão retirar do ar anúncios falsos do ‘Desenrola’. A determinação, publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União (DOU), é da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O órgão, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, afirma que os conteúdos foram criados com o propósito de aplicar golpes em pessoas interessadas no programa. 

A determinação acontece dias depois do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) abrir investigação para apurar golpes online envolvendo o Desenrola Brasil. Segundo a promotoria, os criminosos criam sites falsos, com símbolos do governo e do Desenrola, e promovem anúncios nas redes sociais para atrair pessoas interessadas em "limpar o nome".

A Senacon solicitou a a imediata indisponibilização do conteúdo ilícito no prazo de até 24 horas sob pena de multa diária. Também devem retirar do ar qualquer publicidade patrocinada, fraudulenta ou ilegítima, que veicule oferta de serviços relacionados ao Programa Desenrola Brasil, no prazo de até 48 horas. 

As plataformas também devem apresentar, em 10 dias, relatório de transparência sobre as medidas adotadas para limitar a propagação desses materiais, devendo o relatório conter a identificação de todos os conteúdos e anúncios envolvendo o projeto "Desenrola". 

Colunistas

Carregando...


Saiba mais