A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 25, a Operação Terabyte para identificar e prender abusadores sexuais de crianças e adolescentes. Ao todo, os agentes cumprem 141 ordens de busca e apreensão em todo o País. Ao menos, 56 investigados já foram capturados por armazenamento de abuso sexual infantojuvenil.
Em Minas Gerais, duas prisões foram realizadas em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Mandados também foram cumpridos em Belo Horizonte e Juiz de Fora,na Zona da Mata.
Mais de 750 policiais participam da ofensiva, que é coordenada pela PF mas tem apoio das Polícias Civis dos Estados e da Agência de Investigação Interna da Embaixada dos Estados Unidos. A orientação da Terabyte ficou a cargo da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal.
Segundo a PF, o nome da ofensiva - que faz referência à unidade de armazenamento de dados cibernéticos e que equivale a mil gigabytes - está ligado ao objetivo da investigação: mirar indivíduos que possuem ou trafeguem grande quantidade de material de abuso sexual infantil.
Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024 o Setor de Capturas da Polícia Federal prendeu 1.291 abusadores sexuais que tinham mandados em aberto.