Notícias

  1. Notícias
  2. Notícias
  3. Governo de Minas implementa uso de drones no combate à dengue
Imagem: Rafael Mendes / SES-MG

Governo de Minas implementa uso de drones no combate à dengue

Equipamentos vão auxiliar o trabalho dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) dos municípios


Por Gustavo Macedo

O Governo de Minas adotou uma nova estratégia no combate à dengue e outras arboviroses. Com o auxílio de drones, o poder público iniciou o mapeamento e tratamento de locais com acúmulo de água parada que possam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, febre zika e chikungunya. A tecnologia é fruto da política Vigidrones, criada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

A ação dos drones vai contemplar 28 Unidades Regionais de Saúde (URS). O equipamento permite a aplicação de larvicidas nos pontos identificados como focos de mosquitos e será usado aliado ao trabalho dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) dos municípios.

A gestão estadual destinou R$ 30 milhões para contratação e execução do geomonitoramento por drones. Nas cidades com menos de 30 mil habitantes, os recursos foram repassados aos Consórcios Intermunicipais de Saúde, que gerenciam o serviço.

Dados do governo revelam que, em 2024, mais de 100 mil potenciais criadouros foram identificados pelos equipamentos em 394 cidades. A estimativa é de que a tecnologia contribua com o mapeamento de 20% a 25% dos focos que não são identificados pelos ACE.

O vice-governador do estado, Mateus Simões (Novo), destacou o uso da tecnologia no combate à dengue: “Estamos avançando de forma inédita no enfrentamento ao Aedes aegypti. Minas Gerais, mais uma vez, inova para cuidar da saúde dos mineiros”, afirmou.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais