A cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais já tem data: 13 de dezembro. O promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho teve a nomeação pelo governador Romeu Zema publicada no Diário Oficial do estado na última sexta-feira (22) para o biênio 2025/2026.
Paulo de Tarso sucederá Jarbas Soares Júnior, que ocupa o cargo desde dezembro de 2020. Essa será a primeira vez que um promotor de Justiça vai exercer o posto de procurador-geral de Justiça de Minas Gerais. Até 2020, apenas procuradores podiam se candidatar para a chefia do Ministério Público do estado, mas essa condição foi alterada a partir da Lei Complementar nº 155, de agosto do mesmo ano. Desde então, essa foi a terceira eleição que contou com promotores na disputa pelo ofício.
Paulo de Tarso compôs a lista tríplice com os procuradores de Justiça Carlos André Mariani Bittencourt e Marcos Tofani Baer Bahia. Natural de Entre Rios de Minas, o novo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais tem 57 anos e ingressou no Ministério Público em 1995. Desde 2021, era o responsável pela chefia de gabinete da instituição.