O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Polícia Militar de Minas Gerais (PCMG), uma megaoperação de combate à organização criminosa Terceiro Comando Puro (TCP). A facção evangélica, sediada no Rio de Janeiro, também possuía atuação na Cabana do Pai Tomás, região oeste de Belo Horizonte.
São cumpridos 106 mandados de busca e apreensão domiciliar. Além disso, foram executadas ordens judiciais de sequestro de bens imóveis, veículos e valores, e de suspensão de atividades de empresas em Belo Horizonte, Contagem, e outras oito cidades pelo Brasil, incluindo Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e São Bernardo do Campo.
Segundo o MPMG, as ordens judiciais de sequestro totalizam cerca de R$ 345 milhões em contas bancárias, aplicações financeiras, títulos de capitalização, cadernetas de poupança, investimentos, ações e cotas de capital dos investigados e suas pessoas jurídicas. A atuação do TCP em território mineiro envolvia tráfico de drogas, na posse e no porte ilegal de armas de fogo e na lavagem de capitais.
Às 11h será realizada uma coletiva de imprensa na sede de Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção do MPMG para detalhar a operação realizada nesta quarta-feira (27).