Fora do ar há 40 dias, o X, antigo Twitter, finalmente voltou a funcionar nesta quarta-feira (9). A suspensão do aplicativo caiu após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Alguns usuários já estão conseguindo acessar a plataforma pelo celular. O retorno está ocorrendo de forma gradativa, a depender da operadora de telefone utilizada pelos usuários. "Não sei explicar, mas voltar para o Twitter preenche um vazio que há tempos machucava o meu coração", brincou uma pessoa.
Segundo o consultor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jony Cruz, a volta para todos os usuários deve acontecer cerca de 48h, mas reafirma que depende dos mais de 20 mil provedores de internet no Brasil.
"A Anatel vai encaminhar a todos os provedores, cerca de 20 mil, a autorização para o desbloqueio dos IP's de destino dos servidores onde ficam hospedados os dados do X, para que, aí sim, eles voltem a funcionar. Isso depende muito da ação dos provedores, em seu tempo, conseguirem fazer esse desbloqueio. Não depende apenas de uma ação da Anatel", afirmou o especialista.
A Anatel informou que começou a notificar as prestadoras de serviços de telecomunicações nesta quarta-feira (9) para que permitam a seus clientes o acesso à plataforma.