Como funciona a Regra dos 100?
É bem simples! Pegue o número 100 e subtraia a sua idade. O resultado é a porcentagem que você deveria investir em renda variável. Por exemplo, se você tem 30 anos, subtraia 30 de 100, e o resultado é 70. Isso quer dizer que 70% do seu dinheiro deveria ser investido em algo mais arriscado, como ações, e os outros 30% em investimentos mais seguros e estáveis, de renda fixa.
Por que isso é importante?
A Regra dos 100 é importante porque, quando você é mais jovem, o foco deve ser acelerar a acumulação de patrimônio. Com mais tempo pela frente, você pode se arriscar mais para aumentar seus ganhos, aproveitando melhor as oportunidades de crescimento. À medida que você envelhece, a prioridade muda: é hora de proteger o que acumulou e garantir que o dinheiro trabalhe para complementar sua renda e sustentar sua independência financeira. Isso significa optar por investimentos mais seguros, que mantenham seu padrão de vida e te deem tranquilidade.
Como o Rebalanceamento Funciona?
Imagine que, em um ano, suas ações tiveram um excelente desempenho e cresceram bastante, tornando-se uma parte maior do seu portfólio do que o planejado. Isso significa que sua carteira está mais arriscada do que você pretendia. O rebalanceamento entra aqui para corrigir isso.
A cada ano, você pode revisar sua carteira e fazer os ajustes necessários:
● Vender parte de sua renda variável: Você pode vender uma parte dos investimentos em ações, por exemplo, e colocar esse dinheiro em renda fixa, para diminuir o risco.
● Novos investimentos: Se preferir, em vez de vender, você pode direcionar novos investimentos para a renda fixa até que a proporção esteja de acordo com a regra.
Se o contrário acontecer e a parte de renda variável da sua carteira perder valor, diminuindo sua participação no portfólio, isso significa que sua carteira pode estar mais conservadora do que você planejou:
● Resgate e recompra: Para voltar ao equilíbrio desejado, você pode considerar resgatar parte de seus investimentos em renda fixa e investir mais em ações ou outros ativos de risco, de forma a retornar a participação deles para o percentual indicado pela regra dos 100. Isso te ajuda a aproveitar preços mais baixos no mercado e potencializa sua recuperação e rentabilidade quando o mercado melhorar.
Conclusão
A Regra dos 100 te ajuda a ganhar dinheiro ao longo dos ciclos econômicos, ajustando sua carteira de investimentos conforme sua idade, permitindo que você aproveite as fases de crescimento com maior exposição à renda variável quando jovem, e proteja seu patrimônio em períodos de crise à medida que envelhece. Ao manter um equilíbrio adequado entre risco e segurança, a regra evita que você tome decisões precipitadas em momentos de estresse, proporcionando clareza mental e confiança de que sua estratégia está alinhada com seus objetivos de longo prazo, independentemente das oscilações do mercado.