Opinião

  1. Notícias
  2. Opinião
  3. EXPOSIBRAM mostra a força do setor mineral
Imagem: Divulgação / Ibram

EXPOSIBRAM mostra a força do setor mineral


Ênio Fonseca

Notícias

Engenheiro Florestal especialista em gestao socioambiental. CEO da Pack of Wolves Assessoria Socioambiental, Conselheiro do FMASE. Foi Superintendente do Ibama, Conselheiro do Copam e Superintendente de Gestão Ambiental da Cemig. Membro do IBRADES , ABDEM, ADIMIN, da ALAGRO E SUCESU


A edição 2024 da EXPOSIBRAM, o mais importante evento do setor mineral da América Latina, foi realizada de 9 a 12 de setembro no Expominas-BH. O evento, organizado pelo IBRAM - Instituto Brasieiro de Mineração,  é formado por uma feira e exposição de negócios e pelo Congresso Brasileiro de Mineração. Foram montados mais de 600 estandes, em 15.000 m2, de diversos países, além do Brasil, como Itália, Estados Unidos, China, Canadá, Alemanha, Chile, Irlanda, Holanda, Inglaterra e Peru. O Congresso contou com mais de 600 horas de conteúdo, 2300 congressistas e 320 palestrantes, sendo que o público total que participou do evento foi superior a 75 mil pessoas.

De acordo com o site oficial do IBRAM foram detalhados cenários sobre os negócios e a expansão da mineração no país, abordando temas cruciais como: importância dos minerais para a transição energética; a relação entre mineração e segurança mineral, segurança energética, segurança alimentar e segurança hídrica; mecanismos de financiamento para o setor mineral; aperfeiçoamento da legislação mineral; geopolítica para a mineração e as tendências em sustentabilidade e litigância climática; agenda ESG da Mineração do Brasil, conjunto de compromissos setoriais com a sustentabilidade e a segurança dessa indústria.

Durante o evento, foram lançadas várias publicações relevantes para o setor de mineração, ampliando a disseminação de conhecimento e boas práticas, como Guia de Eficiência Energética, Práticas em Circularidade no Setor Mineral – 2ª Edição, Guia de Critérios de Sustentabilidade para Fechamento de MinaGuia de Indicadores para Planejamento do Fechamento de Mina, Panorama da Mineração – Edição 2024.

Essas publicações visam fornecer diretrizes e informações atualizadas para promover a eficiência, sustentabilidade e inovação na indústria mineral. e podem ser acessadas pelo site do IBRAM: https://ibram.org.br.

A Rodada de Negócios que aconteceu no evento facilitou a aproximação entre mais de 25 mineradoras e 460 fornecedores, nacionais e internacionais, proporcionando um espaço para discussões comerciais e fechamento de contratos.

Dentre os muitos temas discutidos no evento o fechamento de minas teve destaque, onde especialistas do setor destacaram a importância do planejamento no encerramento de operações das mineradoras, com foco nos aspectos socioeconômicos e ambientais das comunidades onde atuam Trata-se de tema de grande interesse da sociedade, e dos mineradores, e que têm recente legislação mandatória para este fechamento.

Também os desafios fiscais e tributários enfrentados pelo setor mineral no Brasil foram tratados durante o painel “Riscos Fiscais e Jurídicos”. Na abertura do painel o diretor do IBRAM, Rinaldo Mancin, ressaltou a importância econômica do setor, que representa um dos três pilares da economia brasileira ao lado do petróleo e da agricultura; contudo, destacou que a sociedade não conhece a mineração de maneira aprofundada. O imposto seletivo, ou imposto do pecado, incidir sobre a atividade mineral, foi considerado um erro por todos os painelistas, gerando uma adicionalidade tributária que não existe em outros países mineradores, onerando o setor brasileiro.

Ainda de acordo com o site do IBRAM, para proporcionar uma experiência educativa e fascinante sobre o setor mineral para o público infantojuvenil, o evento lançou o espaço inédito Mineramundo. Este ambiente inovador foi cuidadosamente projetado para explorar o universo da mineração de forma interativa e envolvente, com um foco especial no público estudantil. A atração teve a participação de 15 escolas e recebeu mais de 10.000 visitantes.

O evento proporcionou uma plataforma abrangente para a discussão e análise dos desafios e oportunidades para a mineração no Brasil e globalmente.

Para Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM, os números do evento e as discussões ocorridas mostram um ambiente salutar de negócios para os próximos anos tanto para as mineradoras quanto para a extensa cadeia de fornecedores a elas conectados.

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais