Muito se fala sobre saúde e por muitas vezes, ao nos referirmos ao conceito de ser saudável, logo pensamos em uma alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas e uma boa qualidade de sono.
No entanto, cada vez mais, novos conceitos estão relacionados a de fato ter uma saúde equilibrada. A saúde dita integral refere-se, então, a uma abordagem holística do bem-estar, considerando não apenas a dimensão física, mas também os componentes mentais, emocionais, sociais e até espirituais de um indivíduo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a ideia de que a saúde não é apenas a ausência de doenças ou enfermidades, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Recentemente, a mesma OMS incluiu a dimensão espiritual em sua definição de saúde, concluindo que saúde "é o estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades."
Dito isso, que tal esmiuçarmos o que cada um desses itens representa e como fazer para alcançar uma saúde mais plena?
1. Saúde Física: Esse aspecto da saúde costuma ser sempre o mais lembrado por nós ao nos referirmos ao tema. A saúde física está relacionada ao funcionamento adequado do corpo e à ausência de doenças. Envolve aspectos como alimentação equilibrada, hidratação, prática de exercícios físicos regularmente, sono adequado e prevenção de doenças.
2. Saúde Mental: A cada dia recebendo maior atenção entre nós , a saúde mental envolve a capacidade cognitiva e emocional do indivíduo. Assim, ela abrange a habilidade de lidar com estressores, relacionar-se com outras pessoas e tomar decisões. Também inclui a prevenção e o tratamento de doenças mentais.
3. Saúde Social: A saúde social refere-se ao bem-estar em relação ao ambiente e à comunidade. Envolve, dessa forma, relações interpessoais saudáveis, uma rede de apoio social e um sentido de pertencimento, ou seja, de ter importância e de ser valorizado em seu meio.
4. Saúde Espiritual: Para muitas pessoas, esse aspecto da saúde está relacionado à busca por significado e propósito na vida, podendo estar ligado à fé, valores, confiança e conexão com algo maior.
Esses primeiros quatro componentes da saúde estão, como visto, englobados no conceito atual de saúde pela OMS.
Propomos, ainda, mais dois aspectos a serem considerados para que estejamos de fato mais saudáveis e com melhor percepção de qualidade de vida:
5. Saúde Ambiental: Outro aspecto que começa a ganhar destaque é a saúde ambiental. Ela se refere à interação entre o bem-estar do indivíduo e o ambiente ao seu redor. Estar em um ambiente limpo, seguro e sustentável pode afetar positivamente a saúde de todos nós, enquanto ambientes poluídos ou inseguros podem ter o efeito oposto.
6. Saúde Financeira: Embora não seja tradicionalmente enquadrada nas definições de saúde, a saúde financeira é um aspecto que pode ter impactos profundos no bem-estar geral de uma pessoa. O que importa para o equilíbrio financeiro, em suma, é a harmonia entre o que se ganha e o que se gasta. Preocupações financeiras podem causar stress, ansiedade e até mesmos outros problemas de saúde mental.
Em resumo, o que realmente significa ser saudável? Como vimos, na era atual torna-se absolutamente fundamental haver uma compreensão mais ampla deste termo.
Por fim, sabemos que a vida atual acelerada e a constante exposição a estímulos ou informações podem facilmente causar sobrecarga e stress, afetando nossa saúde física e mental e nosso equilíbrio emocional.
Agora a pergunta do início pode ser melhor respondida: Como anda sua saúde?