1. Comece de onde você está com o que você tem
Silvio Santos começou vendendo capinhas de plástico para título de eleitor e canetas, como um camelô nas ruas do Rio de Janeiro. Ele não tinha família rica, dinheiro, nem contatos influentes. Mas era um homem cheio de determinação e usou as dificuldades que se colocaram em sua vida como motivadores para seu sucesso. Não espere pelas condições ideais para começar algo. Use o que você tem à mão e dê o primeiro passo. E se não sabe por onde começar para se livrar das dívidas, comece por vendas. Esse ramo trás retornos rápidos para quem se dedica.
2. Combinatividade
Silvio era uma pessoa muito criativa e você também pode ser. Criatividade não é nada além de combinar diferentes coisas e dar a elas seu próprio tempero. Ao perceber que tinha sucesso nas vendas enquanto camelô, chegou a conclusão que poderia ter também sucesso no maior meio de comunicação de sua época, o rádio. Se conseguia vender bem nas ruas, amplificando a sua área de atuação, os ganhos poderiam ser ainda maiores. Comunicação + Vendas = Riqueza. Um exemplo prático de combinatividade.
3. Trabalho Duro e Visão
Silvio sempre trabalhou duro e isso foi uma das chaves de seu sucesso. Mas, o que o difere de outros grandes nomes da comunicação nacional foi sua visão. Entre as décadas de 1950-1960 Silvio percebeu o que poucos haviam visto. A televisão, um meio de comunicação extremamente elitizado na época, se tornaria um instrumento de massa. Desde então direcionou seus esforços para se tornar dono de uma rede de TV. Em sua jornada, foi apresentador de diferentes canais e, por muitos anos, o principal nome da Globo. Muitos outros se dariam por satisfeitos aqui, mas ele seguiu rumo a sua visão e arriscou seu sucesso para conseguir a concessão de sua emissora, em 1981.
“É feliz quem sonha, mas só tem sucesso quem se dispõe a pagar o preço e transformar seu sonho em realidade” Silvio Santos
4. Diversifique
Silvio não ficou preso a uma única fonte de renda. Além da televisão, ele investiu em várias áreas, como no mercado financeiro, cosméticos e hotelaria. Diversificar os investimentos é crucial para garantir estabilidade financeira e diminuir os riscos, uma lição que se aplica a todos.
Conclusão:
Com sua partida, o Brasil perde não só um empresário visionário, mas também uma figura querida que tocou a vida de milhões de pessoas. Silvio Santos é a prova de que é possível sair da pobreza e alcançar o topo. Suas lições são aproveitáveis para qualquer pessoa que queira transformar sua realidade. Salve, Silvio!