Como anda o seu tempo? Tem conseguido fazer aquilo a que se propõe diariamente? Você consegue conciliar sua vida pessoal e profissional sem prejudicar nenhuma delas? Tem tido momento para a família, para seu cônjuge ou companheiro (a), para seus filhos, para seus pais?
No que diz respeito à utilização do tempo para atividades de trabalho, mais do que quantidade, o ideal é conferir qualidade ao seu trabalho. A gestão e organização do tempo são mais que necessárias para que os profissionais atinjam a produtividade ideal. Elas são essenciais!
A boa organização do tempo é uma prioridade para quem quer alcançar o sucesso. Muitos profissionais buscam resolver o maior número de obrigações no menor prazo possível durante seu turno de trabalho. No entanto, acabam não realizando todas as atividades de modo eficaz e ainda se sentem sobrecarregados e estressados.
Aprender a administrar o tempo de forma eficaz é essencial para estabelecer uma rotina mais produtiva e até mesmo tranquila, evitando a exaustão física e mental; o retrabalho, que é trabalhar de novo com a mesma coisa, a má alimentação e até mesmo a falta de criatividade. Esse desafio, porém, exige empenho e disciplina.
1) Comece o dia enumerando suas atividades. Muitos de nós apresentamos problemas até mesmo de insônia por pensarmos tanto nas atividades que temos que realizar no dia seguinte ou mesmo nos
dias subsequentes. Retirar as tarefas da cabeça e listá-las no papel é uma ótima alternativa para melhor visualizar o que deve ser feito. Mas cuidado! Não “lote” a sua listinha. Costumo sugerir que se escreva três coisas que devam ser feitas ou que você julgue como prioridade para o dia seguinte. Se você colocar muitas e muitas tarefas a serem cumpridas, elas apenas deixarão de estar na sua cabeça para estar no papel e, assim, o objetivo de organização e de diminuição da ansiedade não estarão sendo adequadamente alcançados. Faça sua listinha e de preferência execute-a logo no início do dia.
2) Aprenda a separar todas as tarefas por ordem de prioridade: as tarefas consideradas urgentes, as importantes e as circunstanciais ou supérfluas. É importante que você tenha disciplina e comprometimento. De nada adiantará utilizar agendas, listinhas, planners, aplicativos ou qualquer tipo de organizador se você não tiver disciplina e comprometimento com seus compromissos e horários. É imprescindível seguir o que foi planejado para ter êxito no gerenciamento do tempo.
Todas as sugestões (agenda, listinhas de afazeres, aplicativos, lembretes em celulares), só vão surtir efeito se você conseguir ser leal ao seu compromisso e se houver dedicação real.
3) Não deixe as tarefas para última hora. Esse é um péssimo costume. Deixar para fazer as tarefas quando o tempo já está se esgotando é muito comum e bastante prejudicial para o rendimento. Adiar e procrastinar, além de diminuírem a qualidade do trabalho, contribuem para aumentar o nível de ansiedade e stress, desequilibrando nossa saúde emocional.
4) Mantenha o foco, concentre-se no que é realmente importante e evite distrações. Quando você se distrai, leva cerca de 15 minutos para se concentrar novamente. Telefonemas pessoais, conversas paralelas e redes sociais são inimigos da produtividade. Crie o hábito de terminar o que começou antes de iniciar uma nova tarefa para não perder o foco. Caso haja alguma interrupção -pois não temos controle de tudo, de qualquer forma - faça uma anotação rápida que possa te auxiliar para uma volta ao foco assim que possível novamente. Priorize o que é importante naquele momento e mantenha o foco.
5) Trabalhe em equipe e delegue funções. Um sempre vai ajudar o outro. O trabalho em equipe pode ser muito mais rápido e prazeroso. Procure encontrar as pessoas certas para dividir o trabalho. Podemos descobrir os pontos fortes de cada colega e delegar o serviço, o que vai melhorar a realização das tarefas. Essa dica funciona não só no ambiente corporativo, mas também no familiar. Em casa, é fundamental termos uma parceria e dividirmos as tarefas, a fim de que haja equilíbrio, menor sobrecarga e relações enfim mais saudáveis.
6) Organize sua mesa, seu computador, sua casa, porque procurar documentos e objetos em geral pode tomar um tempo precioso! Para melhorar sua produtividade, seja no ambiente de trabalho ou nas tarefas de casa, mantenha os objetos organizados e no seu devido lugar.
7) Por mais que haja essa necessidade de organização do tempo, devemos sempre ter também tempo livre em nossa agenda. Com esses espaços livres em nossa jornada será mais fácil fazer ajustes e encaixar demandas emergenciais, as de urgência e que não podem esperar. Livre-se de super ocupar todo o seu tempo. Mesmo durante o trabalho, é recomendável deixar pequenos intervalos para que você descanse e assim recupere o fôlego e a energia para realizar o que deve ser feito.
8) Reserve um tempo para si próprio. Corpo e mente trabalham mais lentamente quando cansados. Por isso é essencial ter uma boa noite de sono e fazer esses pequenos intervalos durante o dia para relaxar. A mente descansada produz em menos tempo e com maior qualidade. É fundamental que você reserve um tempo para fazer aquilo de que mais gosta. Curtir a família, praticar esportes, viajar, ouvir música, ler e assistir a filmes também são atitudes que contribuem para um melhor rendimento profissional e pessoal.
Seguindo essas dicas e adotando esses hábitos, será mais fácil respeitar os prazos do trabalho, trabalhar com disposição, aumentar a produtividade e melhorar sua qualidade de vida em geral. Saber gerenciar seu tempo é maximizá-lo. Todos os dias têm 24 horas, mas se você administrar melhor o seu tempo, garanto que elas serão suficientes para realizar todas as suas tarefas.
A organização do tempo nos permite de fato focar naquilo que precisa e deve ser feito, sem distrações, sem pensamentos infrutíferos ou desnecessários... e estando mais organizado, nossa chance de adoecer emocionalmente diminui consideravelmente.