Opinião

  1. Notícias
  2. Opinião
  3. Parques Mineiros na Estrada Real
Imagem: ief.mg.gov.br

Parques Mineiros na Estrada Real

Maioria dos Parques da Estrada Real estão localizados em Minas Gerais


Daniel Magalhães Junqueira

Entretenimento

Coluna de Turismo assinada por Daniel Magalhães Junqueira - Presidente do Instituto Estrada Real


Para homenagear o dia de Minas Gerais, que foi no dia 16 de julho, e aproveitar ainda o recesso escolar, com qualidade e muita diversão, preparamos uma seleção dos Parques Estaduais de Minas Gerais dentro da Estrada Real.

A natureza foi generosa com Minas, com cascatas que despencam de morros, rios caudalosos e formações rochosas impressionantes. 

Os parques estaduais são uma excelente alternativa para quem procura descanso. Minas Gerais, rica em belezas naturais, possui parques espalhados em diversas partes da Estrada Real, e os turistas podem optar por roteiros de aventura, trilhas, cachoeiras, que possibilitam o contato direto com a natureza.

Parque Estadual Serra da Candonga - Guanhães

Situado em área de domínio da Mata Atlântica, com relevo suavemente ondulado, o Parque abriga cerca de 20 nascentes que formam os córregos Barra Mansa, Barreira e Conquista. 

Além das belezas naturais, o Parque preserva uma fazenda histórica e bocas de minas, de onde era extraído o ouro no Período Colonial. O Parque abriga ainda a Pedra da Candonga ou do Urubu, um ponto de referência por estar próximo às antigas minas de ouro do Candonga. 

A riqueza da flora é fácil de ser conferida. Imponentes exemplares de sucupira, jacarandá, ipê, braúna, quaresmeira, peroba-rosa, canela, angico, dentre outras, integram a cobertura vegetal arbórea nativa. 

A fauna é composta por macacos, quatis, pacas, capivaras, tatus, catitus, entre outros, além de aves como jacus, sabiás, trinca-ferros, curiós, siriemas, bem-te-vis etc. Algumas espécies ameaçadas de extinção também fazem do Parque a sua morada, como a onça-pintada, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.

Parque Estadual Mata do Limoeiro - Itabira (Distrito de Ipoema)

O Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado na Serra do Espinhaço, no distrito de Ipoema (Itabira-MG), a cerca de 7km do Parque Nacional da Serra do Cipó. Sua área, que é de 2.056,7084 hectares. A vegetação do Parque é composta por fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado, já tendo sido identificadas pelo menos três espécies ameaçadas de extinção: o jacarandá-caviúna, a braúna-preta e o samambaiuçu. 

Em se tratando da fauna, já foram observadas espécies raras como o rato do mato, típico do Cerrado, e o gambá-de-orelha-branca, presente somente em áreas de Mata Atlântica. A Unidade de Conservação possui diversas trilhas, cachoeiras, grutas, mirantes, corredeiras, e os principais atrativos turísticos são a Trilha dos Sentidos, a cascata do limoeiro, o complexo do Paredão, cachoeira do Derrubado, e Gruta do Limoeiro. 

Além de esportes de aventura e a prática de ecoturismo, o Parque também é um ambiente propício para a observação de pássaros.

Parque Estadual da Serra do Rola Moça – Nova Lima

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça é dotado de uma riqueza natural exuberante e uma das mais importantes áreas verdes de Minas Gerais. É o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital mineira e cidades vizinhas. 

A área da Unidade de Conservação abrange os municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho. No Parque há espécies de fauna ameaçadas de extinção como a onça parda, a jaguatirica, o lobo-guará, o gato-do-mato, o macuco e o veado campeiro. 

É um local frequentado por caminhantes, ciclistas e pessoas em busca de atividades em contato com a natureza. Ao passear pelo Parque, o visitante terá a oportunidade de apreciar paisagens de beleza singular e uma rica biodiversidade constituída por uma série de espécies da fauna e flora.

Entre as variedades da flora e da fauna, destaca-se também os como: os mirantes das Três Pedras, do Planeta, do Jatobá e Morro dos Veados, e as trilhas Campo Rupestre Ferruginoso e Manancial Catarina/ Copo d'água.

Parque Estadual Serra do Ouro Branco – Ouro Branco

No século XVIII era também conhecida como Serra do Deus-te-livre, em razão dos saques realizados por escravos fugitivos aos viajantes da Estrada Real e devido à dificuldade de travessia. 

A Serra do Ouro Branco é o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço e tem aproximadamente 7.520 hectares e uma altitude que varia de 1250 a 1568 metros. Abriga ecossistemas dos mais ricos do mundo, os campos rupestres. É uma importante área de recarga das Bacias dos Rios Paraopeba e Doce, apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, suas nascentes fornecem toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.

A vegetação presente em toda área que compõem a serra de Ouro Branco, é caracterizada por um mosaico de formações vegetacionais que se desenvolvem em solo arenoso e pedregoso de origem quartzítica. Esse mosaico é constituído de cinco formações: Grupos Graminóides, Afloramentos Rochosos, Matas de Galerias e Capões, Campos Brejosos e Campos de Velózias (Canela-de-Ema). Essa diversidade ambiental condiciona uma flora rica, diversificada e endêmica (ocorrência restrita). O maciço guarda sítios arqueológicos do caminho velho e do novo da Estrada Real, além de fazendas centenárias e diversos casarios da época.

Abraçado pelo relevo no alto da Serra, está o vilarejo de Itatiaia, uma alternativa para turistas que querem aproveitar alguns dias em companhia da bela paisagem.

Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira – Lima Duarte

O mais novo parque da região, com belezas naturais que proporcionam ao visitante sensações de paz e tranquilidade. Lugar paradisíaco, rico em cachoeiras de águas douradas, grutas e riquíssima biodiversidade composta por espécies raras, endêmicas e ameaçadas. 

O Parque, localizado entre os municípios de Lima Duarte, Olaria, Rio Preto e Santa Barbara do Monte Verde é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criada pelo Decreto nº 301, de 4 de Julho de 2018, guarda o grande conjunto paisagístico da Serra Negra da Mantiqueira. 

O maciço da Serra Negra da Mantiqueira tem importância histórica, cultural, científica e turística, pois apresenta nascentes, cachoeiras, pequenas lagoas, candeiais, orquídeas, bromélias e samambaias, além de possuir atrativos de grande beleza cênica, devido à sua formação de rocha quartzítica, areais brancos, campos rupestres e o elevado grau de conservação da vegetação.

Parque Estadual da Serra do Papagaio – Baependi/Aiuruoca

O PESP localiza-se na Serra da Mantiqueira, considerada uma das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade em Minas Gerais. A altitude média do Parque é de 1744 metros. Trata-se de um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do Estado e possui formações mistas de campos, matas e florestas de araucária, sendo a única área com essa tipologia vegetal em Minas Gerais. 

A Serra do Papagaio, por estar situada no corredor sul da Mata Atlântica e por apresentar remanescentes florestais com alto grau de conectividade, representa uma importante matriz de espécies raras e endêmicas, sendo que muitos dos seus ecossistemas servem de abrigo para animais ameaçados de extinção como o papagaio-de-peito-roxo, o urubu-rei, a onça pintada, o mono carvoeiro e o macaco sauá.

Com enorme potencial para visitação turística, foram mapeadas mais de 50 trilhas, com mais de 260km, e 50 atrativos ao longo da área abrangida pelo parque. Os pontos de visitação em geral encontram-se distantes uns dos outros, situação propícia à realização de travessias pelos turistas. Dentre os principais atrativos podemos destacar: Pico do Papagaio (2045 m) e redondezas, incluindo a Pedra Quadrada, Pedra Redonda, Pico do Santuário, Crista do Tamanduá (2250 metros), Alto do Bandeira, Pico do Canjica e Retiro dos Pedros. 

A Unidade está totalmente inserida na Área de Proteção Ambiental Federal da Serra da Mantiqueira (APA Mantiqueira), integrando o Mosaico Mantiqueira criado em 2006, que abrange cerca de 729.138 hectares. O PESP também está inserido na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Aproximadamente 100 km dentro da UC estão inseridos na Trilha de Longo Curso Transmantiqueira, que possui 700 km.

Parque Estadual de Nova Baden - Lambari

O Parque Estadual Nova Baden está situado na Serra das Águas de Lambari, parte da Serra da Mantiqueira, e foi criado com objetivo de preservar importantes nascentes de águas minerais da cidade. 

Com seus 214 hectares de mata atlântica preservada, conta com uma rica fauna e flora, além de abrigar diversas belezas naturais. Para os amantes de ecoturismo, o Parque abriga três trilhas muito bem sinalizadas e demarcadas, sendo possível percorrê-las sem guias: Trilha da Sete Quedas (900m), trilha dos Palmitos (900m) e a Trilha dos Troncos (1500m), que permitem o contato direto com a Mata Atlântica conservada, sendo também uma ótima opção para quem gosta de fotografar e observar a natureza. 

O parque ainda abriga um centro de visitantes. A edificação é a antiga sede da Fazenda Pinheiros, que foi de propriedade da família Werneck, que chegou à região de Lambari em 1889. O Centro possui exposição de fotos, mapas, textos que descrevem as características físicas e biológicas, exemplares da fauna encontrada na região.

Estrada Real: Uma estrada, seu destino! 

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais