Opinião

  1. Notícias
  2. Opinião
  3. Ponte Nova, a Terra da Goiabada Cascão
Imagem: Cristiano Lopes

Ponte Nova, a Terra da Goiabada Cascão

Cidade faz parte da área de influência da Estrada Real e da Rota Imperial, a antiga Estrada São Pedro de Alcântara, caminho que liga Ouro Preto a Vitória/ES


Cristiano Lopes

Entretenimento

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


Fundada em 1770 e elevada a condição de município em 1866, a cidade completou 156 anos de existência no dia 30 de outubro do ano passado. Quando iniciou sua colonização, a região era habitada por índios puris e aimorés, e seu povoado foi se desenvolvendo às margens do Rio Piranga. Ponte Nova integra o Circuito Turístico Montanhas e Fé, juntamente com outros 24 municípios e faz parte da área de influência da Estrada Real e da Rota Imperial, a antiga Estrada São Pedro de Alcântara. 

Ponte Nova possui 57.776 habitantes [IBGE/2022] e está localizada a aproximadamente 180 km de Belo Horizonte, com tempo de viagem de carro estimado em 3 horas. O acesso é pelo rodovia BR 040 até o Alphaville, depois pegando a BR 356. O transporte rodoviário é realizado pela Viação Pássaro Verde [www.passaroverde.com.br] com passagem custando a partir de R$ 70,00 e tempo médio de 4 horas de viagem. 

O que visitar em Ponte Nova?

A Igreja Matriz de São Sebastião é uma construção neogótica de 1926 que está localizada na Avenida, a rua principal da parte antiga da cidade. Próximo a matriz, ainda resistem ao tempo alguns casarões edificados nos séculos XVIII e XIX, como o local que abriga a ACIP/CDL. Inclusive esse prédio abrigou a primeira rádio do município, a Rádio Sociedade de Ponte Nova. Descendo a Avenida, encontra-se um dos murais urbanos pintados por Dinho Bento [Instagram: @dinho_bento], intitulado “Os Lavradores”. O artista mineiro nascido em Mariana que atualmente mora no Canadá, tem murais pintados em outros 13 países, além obras espalhadas por várias cidades de Minas Gerais e pelo Brasil. #SeLigaNaDica: Dinho Bento que pintou o mural “Sonho sem Gravidade” está localizado no Sesc Palladium em Belo Horizonte.

Vale a pena conhecer o Pontilhão de Ferro da antiga Leopoldina Railway, que foi a primeira ferrovia implementada em Minas Gerais. Outros lugares para conhecer e tirar aquela foto instagramável é o letreiro “I love Ponte Nova” que está localizado no coração da parte mais moderna da cidade, a Praça de Palmeiras. Essa bonita praça foi inaugurada em 1950, fica no bairro mais nobre da cidade e possui várias palmeiras plantadas no seu entorno, além dos tradicionais bancos de cimento.

Onde se hospedar?

Ponte Nova possui hotéis e pousadas como opções para hospedagem, com destaque para o Hotel Focus, Guaramiranga Palace Hotel, Hotel Milênio e Hotel Picpo. Existem outras opções de hospedagem em estabelecimentos mais simples.

Onde comer em Ponte Nova?

Existem muitas opções de restaurantes, bares e lanchonetes. Sugestões de estabelecimentos: Cálix Restaurante, Restaurante do Pontenovense, Restaurante Avenida e o Mistura Fina. #SeLigaNaDica: A Goiabada Cascão é patrimônio cultural e imaterial da região de Ponte Nova. Portanto, é obrigatório comer a melhor goiabada do Brasil. A marca mais famosa e conhecida é a Goiabada Zélia, mas existem várias outras marcas como a Celeste, Sinhá Mineira, Vale Azul, Vivinha, Jatiboca, Prosa Doce, Tia Carla e Vovô Olavo. 

O que comprar em Ponte Nova?

Cachaça, farinha de moinho d’água e goiabada. E por falar em goiabada, pode ser que muitos telewebouvintes do RadioCast possam ter se lembrado da Goiabadas Maria Amália Ltda, empresa mencionada no livro “O Segredo de Luísa”, do autor Fernando Dolabela, história que envolve Ponte Nova. Na página 19, Dolabela escreve: “OBSERVAÇÃO IMPORTANTE - todos os personagens deste livro, bem como a empresa Goiabadas Maria Amália Ltda (e seus números), são totalmente fictícios. Quanto a Ponte Nova (MG), mãe de incontestáveis empreendedores de sucesso, as semelhanças não são mera coincidência”. 

Com todas essas dicas do @SeLigaNaTrip98 deu até vontade de dar um pulinho em Ponte Nova e comer uma Goiabada Cascão. Boa viagem e até o próximo destino!

* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...


Saiba mais