Opinião

  1. Notícias
  2. Opinião
  3. Ribeirão Preto, a Califórnia Brasileira
Imagem: Carlos Natal/Reprodução

Ribeirão Preto, a Califórnia Brasileira

Localizada no interior do estado de São Paulo, pertence a região turística Caminhos da Mogiana e possui 698.259 habitantes. Saiba tudo sobre a Califórnia Brasileira.


Cristiano Lopes

Entretenimento

Bacharel em Turismo, colunista do Se Liga Na Trip, do programa Radiocast


Ribeirão Preto foi fundada por fazendeiros no ano de 1856. O nome se originou devido a um ribeirão que cortava a cidade e era chamado de Preto, assim a cidade passou a ser conhecida como Ribeirão Preto. Em 1886 foi instalada a primeira fábrica de cerveja da cidade, a Livi&Bertoldi. Em 1870, com a escassez dos solos do Vale do Paraíba paulista e fluminense, a região começou a fazer parte da expansão cafeeira e de lavouras contribuindo decisivamente que o café se tornasse o grande impulsionador pela transformação da cidade. Em 1900, Ribeirão Preto se tornou a maior produtora de café do mundo e passou a ser conhecida como a Capital Mundial do Café. No ano de 1910 começava um processo de industrialização e a Companhia Cervejaria Paulista se instalou na cidade. Em 1929, com a quebra da Bolsa de Nova York e a crise mundial, a cidade passou a sofrer consequências e o virtuoso ciclo do café foi encerrando dando início as plantações de algodão, cana-de-açúcar e frutas. Em 1937, Ribeirão Preto inaugurou a Choperia Pinguim, frequentada inicialmente pela elite do café, projetou a cidade no cenário nacional novamente, tornando-se a Cidade do Chopp.

Localizada no interior do estado de São Paulo, pertence a região turística Caminhos da Mogiana e possui 698.259 habitantes (Censo 2022), configurando-se como um importante polo de agronegócios e negócios.

A distância de Belo Horizonte até Ribeirão Preto é de 512km e o percurso de carro tem duração aproximada de 8 horas. Existem voos com conexão ofertados pela Azul, Gol e Latam de Belo Horizonte partindo do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (sigla IATA: CNF) para o Aeroporto Leite Lopes (sigla IATA: RAO), em Ribeirão Preto.

O que visitar em Ribeirão Preto? O cartão postal da cidade é o Quarteirão Paulista, conjunto arquitetônico inaugurado nos anos 20 do século passado. Esse lugar reúne os edifícios do Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace (originalmente Hotel Palace) e o edifício Meira Júnior, onde atualmente funciona a Choperia Pinguim.

    - O Teatro Pedro II foi inaugurado em 1930 sendo o terceiro maior teatro de ópera do Brasil. Com capacidade para 1588 espectadores destaca-se pela estrutura e beleza, em especial pela cúpula iluminada e o lustre de cristal que tem quase três metros de altura e mais de uma tonelada de peso. [Site: www.theatropedro2.com.br]

    - A Choperia Pinguim foi inaugurada em 1937 no Edifício Diederichsen e, após quatro décadas de sucesso, passou a ocupar as dependências do Edifício Meira Júnior. São 86 anos de muita história e tradição, que atrai turistas de todo o Brasil e diversos países. #SeLigaNaDica: o chopp servido pela Choperia Pinguim de Ribeirão Preto é considerado “o melhor chopp do Brasil”. Mas qual o segredo desse chopp? Um dos segredos é a utilização da água pura do Aquífero Guarani. O que se sabe também é que todos os dias chega uma carga do precioso líquido, que descansa por um dia antes de ser consumido. Com a renovação constante, o chopp está sempre novinho e com isso, mantêm as características do sabor original. Para os garçons, o maior segredo está no atendimento somado a maneira de servir e “cremar” o chopp. [Site: www.pinguimochopp.com.br]

 

#SeLigaNaDica: Turismo de Experiência pelo Polo Cervejeiro em Ribeirão Preto

Em 1995 foi fundada a Colorado, primeira cervejaria artesanal local. Com o fortalecimento e Incentivo dos empreendedores, foi criado o Polo Cervejeiro, composto atualmente por 15 fábricas de cervejaria artesanal na cidade e 25 fábricas da região, que se consolidam cada vez mais como rota turística. Vale até um brinde pela iniciativa!

 

Continuando o roteiro pela parte histórica, vale a pena conhecer o Museu de Arte de Ribeirão Preto - MARP, espaço que conta com um acervo composto por mais de 1700 obras. [Site: www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br]. Outros museus: Museu da Imagem e do Som - MIS, Museu Histórico da Faculdade de Medicina, Museu da I Guerra Mundial e Museu do Café, que no momento está passando por reformas. Outro local muito procurado pelos visitantes é a Catedral Metropolitana de São Sebastião, que foi construída em 1920 e possui linhas de inspiração gótica, com vitrais coloridos e afrescos pintados pelo artista Benedito Calixto. A catedral também é uma tumba honorífica dos bispos e arcebispos que faleceram no cargo.

Agora vamos para o roteiro de visitação das áreas naturais. A cidade conta com 15 parques e praças, com destaque para o Bosque Municipal e Zoológico Fábio Barreto. O bosque foi inaugurado em 1937 e seis anos depois, o zoológico. O zoo conta com 630 animais de 150 espécies diferentes. [Site: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/bosque-zoo/bosque-e-zoologico]. Dentro do bosque encontra-se o Jardim Japonês, espaço que representa a estética e o paisagismo nipônicos, além de um mirante de 45 metros de altura com capacidade para 180 pessoas que permite uma vista privilegiada da região central de Ribeirão Preto.

 

#SeLigaNaDica: Ribeirão Preto recebe eventos de grande porte e de nível nacional. Como destaque temos a Agrishow, que recebeu 200.000 visitantes em 2023 e consolidou-se como uma das maiores feiras de agronegócios do mundo; o João Rock, festival de rock, rock alternativo, pop e heavy metal, evento que recebe aproximadamente 60 mil pessoas por edição; Ribeirão Rodeo Music, evento que promove a cultura sertaneja, composto por montarias, provas e atrações musicais e a 7º Semana Nacional do Teatro, evento realizado em agosto desse ano que recebeu mais de 300 grupos, espetáculos e atividades cênicas.

 

Ribeirão Preto possui uma rede hoteleira composta por 120 meios de hospedagem que resulta em 19.500 leitos, representada por estabelecimentos de várias categorias, dos mais simples aos mais luxuosos, inclusive com vários hotéis de redes internacionais.

O que comer em Ribeirão Preto? A cidade possui aproximadamente 130 restaurantes, que oferecem desde comida brasileira, até gastronomia italiana, mexicana e japonesa. O Amici é um restaurante super recomendado para um jantar TOP. Na verdade, tem opções para todos os gostos e bolsos.

Onde comprar em Ribeirão Preto? A cidade possui quatro grandes shoppings: Ribeirão Shopping, Shopping Iguatemi, Novo Shopping Center e Shopping Santa Úrsula. Além, disso, os turistas podem andar pelo famoso Calçadão e adquirir as lembrancinhas de viagem na Feira de Artesanato na Praça das Bandeiras, no Mercado Municipal e no Novo Mercadão da Cidade.

Meus agradecimentos ao Roberto Amadeu, Diretor da Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeiro Preto. No nosso papo, o Diretor revelou os próximos projetos de turismo: Turismo Rural, com o desenvolvimento do binômio hospedagem + gastronomia; turismo empresarial com visitas as usinas de produção de açúcar e as cervejarias; guia turístico para o segmento LGBTQIA+.

 

Ahhhh, por falar em guia turístico, visite o nosso Instagram @seliganatrip.oficial e saiba como conseguir gratuitamente o guia turístico oficial de Ribeiro Preto.

Espero que tenha gostado do nosso roteiro por Ribeirão Preto e até a próxima viagem. 


* Esta coluna tem caráter opinativo e não reflete o posicionamento do grupo.
Colunistas

Carregando...

Saiba mais