Walter Braga Netto, detido preventivamente neste sábado (14/12), tornou-se o primeiro general de quatro estrelas a ser preso durante o período democrático no Brasil. Antes dele, apenas o marechal Hermes da Fonseca, o mais alto posto das Forças Armadas, havia sido preso, em 1922, por ordem do então presidente Epitácio Pessoa, no contexto da República Velha.
A prisão de Braga Netto ocorreu em Copacabana, no Rio de Janeiro, durante uma operação que contou com o apoio do Exército. O general ficará sob custódia no Comando Militar do Leste, sendo alojado na Vila Militar, na zona oeste da cidade.
O caso está inserido em uma operação que investiga suspeitos de envolvimento em um suposto plano para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin após as eleições de 2022. Além do mandado de prisão contra Braga Netto, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e uma medida cautelar alternativa à prisão contra pessoas acusadas de obstruir a coleta de provas no processo penal. A Polícia Federal informou que as ações ocorreram no Rio de Janeiro e em Brasília.