Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Edital da BR-381 prevê duplicação em trecho menor do que acordado, diz senador mineiro
Imagem: Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT) / Divulgação

Edital da BR-381 prevê duplicação em trecho menor do que acordado, diz senador mineiro

De acordo com Carlos Viana, duplicação que consta em edital é até Periquito, e não Governador Valadares


Por João Henrique do Vale

O edital de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, trecho conhecido como “Rodovia da Morte”, prevê duplicação em um trecho menor do que o previsto por representantes mineiros no Congresso. A construção de mais uma pista na estrada será até Periquito, que fica a aproximadamente 70 quilômetros de Valadares. O senador Carlos Viana (Podemos) afirmou que vai cobrar do Governo Federal o restante da obra para não ter mudanças no certame e o leilão ser adiado para o próximo ano. 

De acordo com o senador, na negociação para a concessão da BR-381, a duplicação chegaria até Governador Valadares. Porém, no edital as obras serão em um trecho menor. “O edital de concessão prevê que a empresa escolhida terá os cuidados levados até o entroncamento da BR-116. Mas, ao contrário do que estava combinado com o ministro Tarcísio, ex-ministro da Infraestrutura, é que a duplicação também iria até Governador Valadares. Para nossa surpresa, o edital traz a duplicação até a cidade de Periquito, a aproximadamente 70 quilômetros de Governando Valadares. O que deixa o projeto incompleto”, disse. 

Viana afirma que o ideal, neste momento, é a duplicação no trecho restante ser assumida pela Governo Federal para não atrasar ainda mais o leilão, que está marcado para acontecer em novembro deste ano. Vale lembrar que essa é a quarta vez que o certame é marcado. 

“A nossa preocupação é conseguir do governo o compromisso de fazer essa duplicação e entregar este trecho já pronto para a concessão e não alterar o edital. Pois, se mudanças houverem, o edital, naturalmente, poderá cair , e até novembro nós não termos condições de colocar em leilão. Iria para o ano que vem. E isso não seria interessante para nós. Vem aí no período chuvoso, logo em seguida mais um ano em condições péssimas”, afirmou o senador. 

Colunistas

Carregando...


Saiba mais