O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) foi diagnosticado com câncer no sistema linfático. A informação foi revelada nesta segunda-feira (28/10). Um dos líderes históricos do PT, ele chegou a ser internado com pneumonia no último sábado (26), mas recebeu alta no domingo (27), quando foi às urnas pelo segundo turno das eleições em São Paulo.
O deputado foi diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin, um tipo raro e agressivo de câncer, que afeta as células do sistema linfático, parte vital do sistema imunológico. Detectada no início, a doença está em tratamento com imunoquimioterapia, que combina medicamentos que estimulam o sistema de defesa do corpo a atacar as células cancerígenas.
Suplicy tem 83 anos, já se submeteu a quatro sessões do tratamento e, até o momento, segue participando das sessões na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde participa de atos públicos e, durante as eleições, gravou vídeos para as redes sociais em que pedia votos para candidatos a prefeito.
Em seu perfil no X (antigo Twitter), Eduardo Suplicy agradeceu o apoio, as orações e as energias positivas, e disse que "minha luta só termina quando eu ver implantada no Brasil e no mundo a Renda Básica de Cidadania".
"Continuo minhas atividades na ALESP e minhas aulas de ginástica. Felizmente meus exames já apresentam bons resultados. Por recomendação médica, estou com atividades públicas restritas por causa da minha baixa imunidade. Agradeço o apoio, as orações e as energias positivas para que eu possa me recuperar o mais breve possível. A minha luta só termina quando eu ver implantada no Brasil e no mundo a Renda Básica de Cidadania. Felicidades a todas e todos!
Quem é Eduardo Suplicy
Eduardo Suplicy é economista, professor universitário, administrador de empresas e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Atualmente deputado estadual mais votado de São Paulo, Suplicy foi vereador de São Paulo, senador por 24 anos, deputado estadual e federal e secretário de Direitos Humanos e Cidadania. É considerado um dos políticos mais conhecidos do Brasil por seus 40 anos de vida pública e por ter atuado em diversas instâncias políticas.