Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Em carta, Zema solicita a Lula obras de enfrentamento à seca no Norte de Minas
Imagem: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Em carta, Zema solicita a Lula obras de enfrentamento à seca no Norte de Minas

Diversos municípios do estado enfrentam grave crise hídrica


Por Mateus Liberato

A escassez de chuva afeta diretamente a segurança hídrica no Norte de Minas. Com isso, o governador Romeu Zema (Novo) enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pedindo para que o ajude a combater essa crise.

O ofício encaminhado por Zema solicita a retomada de três obras de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Uma das obras que foram citadas por Romeu Zema é o Projeto Hidro-Agrícola Jequitaí. A CODEVASF solicitou a suspensão da licença de instalação em fevereiro deste ano, alegando impossibilidade orçamentária para que o empreendimento fosse executado.

Outra obra solicitada pelo governador do estado é a retomada da construção de um açude, que teve início em 1997, entre as cidades de Berizal e Taiobeiras. Zema também pediu a operação da Barragem Bico da Pedra, localizada em Janaúba e instalada na década de 70.

Atualmente, 170 cidades de Minas Gerais estão em situação de emergência por causa da seca ou estiagem. Os municípios correspondem às regiões, Norte, Jequitinhonha, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais