Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Governadores e prefeitos vão à Brasília discutir a reforma tributária
Imagem: Marcello Casal Jr /Agência Brasil

Governadores e prefeitos vão à Brasília discutir a reforma tributária

Texto está sendo discutido na Câmara dos Deputados nesta semana


Por João Henrique do Vale

Governadores e prefeitos vão à Brasília, nesta terça-feira, para pressionar os deputados federais a discutir o texto da reforma tributária, que está na pauta da Câmara nesta semana. Os chefes dos executivos estaduais e municipais temem serem prejudicados com a mudança proposta no projeto. 

O governador Romeu Zema (Novo) critica a formação de um conselho tributário, como previsto no texto. “A reforma está prevendo um conselho tributário em que cada estado tem um voto, sendo que temos uma realidade populacional distinta. Os Estados do Sul e Sudeste, por exemplo, contam com 55% da população e seriam apenas sete votos de um total de 27 no conselho. Quero deixar claro: queremos a Reforma Tributária, mas ela precisa ser aperfeiçoada”, reforçou.

Além de Zema, os governadores Cláudio Castro (RJ), Tarcísio Freitas (SP), Renato Casagrande (ES), Eduardo Leite (RS), , Jorginho Mello (SC) e Ratinho Júnior (PR), também estarão em Brasília para discutir a Reforma Tributária. 

Insatisfação dos prefeitos

Uma comitiva de prefeitos também chega a Capital Federal para discutir a reforma tributária. Entre os presentes está o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). Um ato organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) vai acontecer no Salão Verde da Câmara dos Deputados, a partir das 17h.

Por meio de nota, a FNP afirmou que os governantes locais defendem é uma proposta que não prejudique os municípios. “A que tramita atualmente na Câmara é vista como um modelo que retira a autonomia e arrecadação das cidades, uma vez que propõe a incorporação do ISS e ICMS em um único imposto, o IBS”, afirmou. 

Colunistas

Carregando...


Saiba mais