O governador Romeu Zema e comitiva concluíram, nesta quinta-feira (14/9), em Roma, a missão internacional na Itália, iniciada em Milão em 5/9. O próximo destino será a Áustria, já nesta sexta-feira (15/9), em compromisso para geração de empregos com atração de investimentos de empresa fornecedora de equipamentos eletromecânicos e serviços para usinas elétricas.
Liderada por Romeu Zema, a comitiva composta pelos secretários de Estado Marcelo Aro (Casa Civil) e Fernando Passalio (Desenvolvimento Econômico), pelo diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, entre outros participantes, teve como foco a atração de investimentos para Minas Gerais, além de fortalecimento das relações bilaterais, tendo em vista que a Itália é um dos principais parceiros comerciais do estado.
Um dos principais anúncios e compromissos firmados no país europeu foi o anúncio de R$ 152 milhões para instalação de uma planta de alta tecnologia do Grupo Asja – empresa de energia limpa – em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A unidade vai gerar empregos e renda para os mineiros, com a geração de biometano a partir de resíduos urbanos. O produto gerado é importante insumo para o objetivo de zerar as emissões de carbono líquido, um compromisso mundial do Governo de Minas com as políticas socioambientais.
Outro destaque foi a confirmação de ampliação da fábrica da Fassa Bortolo em Matozinhos, na RMBH. A unidade, que é a primeira fábrica da marca italiana fora da Europa, vai gerar empregos e promover o desenvolvimento da economia local. Serão investidos R$ 35 milhões para a expansão.
A comitiva mineira também se reuniu, ao longo da programação, com outros grupos comerciais para prospecções de negócios e, ainda, avançou em discussões e parcerias para programas de combate à fome e à pobreza, assim como para aprimoramento de políticas públicas para pessoas com doenças e síndromes raras. No campo da infraestrutura, Romeu Zema e equipe vistoriaram a Superstrada Pedemontana Veneta, que liga Montecchio Maggiore, na província de Vicenza, a Spresiano, na província de Treviso. A importante rodovia da região, executada pela INC S.P.A, é uma inspiração para o projeto que será desenvolvido para o Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte.