Terceira vereadora mais votada de Belo Horizonte, Iza Lourença (Psol) disse que a esquerda de Belo Horizonte precisa passar por um processo de renovação. Entrevistada nesta quinta-feira (24/10) no Central 1ª Edição, da Rede 98, a parlamentar, que vai para o seu segundo mandato na Câmara de Vereadores, analisou o cenário político da capital mineira.
“A reconstrução da esquerda envolve construir novas lideranças. E nesse processo de construir novas lideranças, [a esquerda] não conseguiu ainda chegar em um consenso para disputar com uma fala única a eleição deste ano. Isso é algo que precisamos batalhar tanto para 2026, quanto para 2028”, declarou.
Iza Lourença teve 1,78% dos votos válidos de BH e foi eleita. No total, ela recebeu 21.485 votos de eleitores da cidade. Apesar de considerar que a esquerda está em um processo de reestruturação, a vereadora comemorou a nova composição da Câmara de BH.
“Essa foi a maior vitória da esquerda belo-horizontina: aumentar o número de cadeiras nossas na Câmara Municipal. (...) O Psol passou de duas para três; o PT passou de duas para quatro; o PCdoB não tinha cadeira e conquistou uma. São os partidos que eu considero mais de esquerda na Câmara e isso demonstrou que a esquerda tem voto também”, disse ela.