A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (25) mais uma fase da Operação Lesa Pátria. É a 19ª etapa da investigação, que faz um esforço para identificar todos os envolvidos nos atos de vandalismo do dia 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes.
Os policiais federais tentam prender preventivamente cinco suspeitos. A PF também cumpre 13 mandados de busca e apreensão em Cuiabá (MT), Cáceres (MT), Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e em Brasília (DF).
Entre os alvos da operação está Léo Índio, primo de três dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele já havia sido alvo da terceira fase da operação.
Os mandados foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que é o relator das investigações sobre os protestos do dia 8 de janeiro.
Os investigados podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.