A deputada estadual do PT Mineiro, Macaé Evaristo, é a nova Ministra dos Direitos Humanos do Governo Lula. Macaé foi empossada em cerimônia que aconteceu, em Brasília, nesta sexta-feira. Evento contou com a presença do presidente Lula e de outras mulheres de seu governo, como a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A posse de Macaé Evaristo nos Direitos Humanos acontece em meio a polêmicas envolvendo a saída de seu antecessor na pasta, Sílvio Costa. O ex-titular é alvo de uma série de acusações de assédio sexual, que teria entre as vítimas Anielle Franco.
Além de Lula, participaram do evento a primeira dama, Janja e as ministras Marina Silva (Meio Ambiente), Nísia Trindade (Saúde), entre outras. Em seu discurso, Macaé citou o “desafio gigantesco” de estar à frente dos Direitos Humanos.
Natural de São Gonçalo do Pará, no interior de Minas, Macaé tem 59 anos e já atuou como vereadora em Belo Horizonte. Antes de assumir o ministério, ela cumpria mandato como deputada estadual do PT na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ela foi a primeira mulher negra a chefiar as secretarias Municipal e Estadual de Educação.