Guilherme Guimarães (União) foi eleito prefeito de Montes Claros no primeiro turno, neste domingo (6), confirmando a larga vantagem nas pesquisas eleitorais.
Com 78,82% das urnas apuradas, o atual vice-prefeito da cidade teve 71,36% dos votos válidos e abriu mais de 60% de vantagem sobre o segundo colocado, Ruy Muniz (PSB), e o terceiro, Paulo Guedes (PT).O vice eleito na chapa foi Otávio Rocha (PP).
Considerando os votos válidos, as pesquisas eleitorais na última semana já previam a vitória da chapa do vice-prefeito.
Quem é o prefeito eleito
Guilherme Guimarães é natural de Montes Claros, engenheiro civil por formação, professor universitário e ocupava o cargo de vice-prefeito na atual gestão de Humberto Souto, eleito em 2020.
Foi o engenheiro responsável pelos projetos e obras das avenidas Vicente Guimarães, Cintra, Complexo Viário da João XXlll e Corredor Radial Leste, em Montes Claros. Atuou como presidente da Associação Regional de Engenheiros Arquitetos e Agrônomos do Norte de Minas (ÁREA), diretor-presidente da Agência Municipal de Água e Saneamento Básico de Montes Claros (AMASBE) e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do CREA/MG. Na carreira pública, foi secretário em várias pastas do município.