Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. "O regime não vai alterar as carreiras de servidores, não irá mudar em nada na vida deles", diz Secretário de Fazenda de MG
Imagem: SEF/MG - Gil Leonardi

"O regime não vai alterar as carreiras de servidores, não irá mudar em nada na vida deles", diz Secretário de Fazenda de MG

Gustavo Barbosa participou do 98 Talks desta sexta-feira e falou o Regime de Recuperação Fiscal de Minas Gerais


Por Erick Funes

O Secretário Estadual da Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, foi o convidado do 98 Talks desta sexta-feira, dia 10.

Comandado por Paulo Leite e comentários de Ricardo Kertzman e Luiz Fernando Rocha, o programa de hoje aprofundou a discussão sobre o Regime de Recuperação Fiscal de Minas Gerais, que tem o objetivo de ajudar os entes da federação em maiores dificuldades financeira e fiscal.

Gustavo iniciou a conversa enfatizando a importância e as consequências de Minas Gerais em aderir ao regime. "O Regime de Recuperação Fiscal foi criado em 2017 como alternativa para estados endividados que não conseguem pagar suas dívidas. O regime não vai alterar as carreiras de servidores, não irá mudar em nada na vida deles. E para a sociedade, teremos um estado mais consolidado em suas contas públicas, assim, ele terá uma capacidade de investimentos", disse o secretário.

Durante a entrevista, o secretário foi categórico ao dizer que Minas Gerais não tinha outra alternativa a não ser aderir ao regime. "Nós, o estado de Minas Gerais, não temos apego ao RRF. Se tivéssemos outra alternativa e se ela fosse exequível, certamente a gente buscaria essa alternativa. Mas, não há outra alternativa. E isso não sou eu quem estou dizendo. Foi falado pelo Tesouro Nacional, por técnicos da Fazenda que estão lá há 15, 20 anos", frisou.

Sobre o processo de federalização de empresas, o secretário afirmou que a única estatal que está na proposta para alienação é a Codemig. "A Cemig e a Copasa é uma pauta paralela ao Regime de Recuperação Fiscal. A única empresa que está relacionada com o este processo é a Codemig. Nós apresentamos uma proposta ao Tesouro Nacional em que a gente federalizasse a Codemig. Isso foi encaminhado ao Ministério da Fazenda. Isso está sendo debatido", completou.

Acompanhe a entrevista na íntegra no vídeo abaixo:

Colunistas

Carregando...

Saiba mais