Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Paulo de Tarso, novo procurador-geral de Justiça do Estado, é empossado no MPMG
Imagem: Marcelle Fernandes

Paulo de Tarso, novo procurador-geral de Justiça do Estado, é empossado no MPMG

Primeiro promotor nomeado para o cargo no Estado vai cumprir gestão durante o biênio 2025-2026


Por Marcelle Fernandes

O novo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, foi empossado na noite desta sexta-feira (13/12), em cerimônia que ocorreu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte. O novo chefe do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) sucede o procurador Jarbas Soares Júnior para o biênio 2025/2026.

A cerimônia de posse contou com a presença do governador Romeu Zema, do vice-governador do Estado, Mateus Simões, do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Leite, entre outras autoridades.

Paulo de Tarso afirmou durante coletiva com jornalistas, que esse é um momento histórico para o Ministério Público de Minas Gerais, e destacou que a prioridade da gestão será o combate ao crime organizado.

"Estamos atingindo um nível de criminalidade preocupante, e precisamos investir neste ponto com ferramentas de inteligência, utilizando da estrutura que o Estado dispõe para que possamos agir de forma preventiva", disse.

Romeu Zema desejou sorte ao novo procurador-geral, destacou o senso de responsabilidade do nomeado e afirmou que o MPMG sempre foi parceiro do governo. "O Ministério Público de Minas Gerais tem sido decisivo para que o Estado avance em momentos importantes, atuando junto ao governo em ações como nos acordos de Brumadinho e Mariana, e em projetos para a saúde", disse Zema.

Primeiro promotor a assumir cargo

Segundo colocado na lista tríplice, Paulo de Tarso é o primeiro promotor de Justiça que assume diretamente o cargo de procurador-geral em Minas Gerais.

Esta foi a terceira eleição em que promotores de Justiça concorreram à chefia do Ministério Público de Minas Gerais, condição permitida a partir da Lei Complementar nº 155, de 05/08/2020. Anteriormente, apenas procuradores de Justiça podiam se candidatar.

Nascido em Entre Rios de Minas, Paulo tem 57 anos e uma carreira de quase 30 anos dedicada ao Ministério Público, tendo ingressado na instituição em 1995. Antes de ser nomeado, foi promotor de Justiça de Defesa do Consumidor.

No MPMG, também desempenhou funções administrativas relevantes, ocupando o cargo de chefe de gabinete em dois períodos: de 2012 a 2016, e de 2020 a 2024.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais