Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. PF cumpre 26 mandados em Minas contra financiadores dos atos de 8 de janeiro
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

PF cumpre 26 mandados em Minas contra financiadores dos atos de 8 de janeiro

A ação acontece, ainda, em outros seis estados brasileiros


Por João Henrique do Vale

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, mais uma fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos de 8 de janeiro em Brasília. Na ocasião, prédios dos Três Poderes foram invadidos e depredados. A ação acontece em Minas e outros seis estados. Somente no território mineiro são 26 mandados sendo cumpridos. 

As investigações tentam identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro. 

Estão sendo cumpridos 53 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em Minas, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, Santa Catarina, Tocantins, e Ceará.  

Segundo a Polícia Federal (PF), foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar a R$ 40 milhões.

Os investigados podem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Pedidos de condenação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) reforçou nessa segunda-feira (4) pedido de condenação de 40 acusados de participarem dos atos golpistas de 8 de janeiro. O pedido está nas alegações finais enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF)

Na petição, o subprocurador Carlos Frederico Santos reitera que os denunciados devem ser condenados pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado. As penas podem chegar a 30 anos de prisão. 

Até o momento, a PGR já reforçou 155 pedidos de condenações contra investigados pelo 8 de janeiro. 

Colunistas

Carregando...

Saiba mais