Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. PF faz operação contra desvios nos fundos partidário e eleitoral nas eleições de 2022
Imagem: Polícia Federal (PF) / Divulgação

PF faz operação contra desvios nos fundos partidário e eleitoral nas eleições de 2022

Mandados são cumpridos em Goiás, São Paulo e no Distrito Federal


Por João Henrique do Vale

Operação da Polícia Federal (PF) mira responsáveis por desviar e se apropriar de recursos do fundo partidário e eleitoral nas eleições de 2022. Os alvos da ação, que acontece nesta quarta-feira, são do PROS, que foi incorporado pelo Solidariedade.

Ao todo, são cumpridos sete mandados de prisão preventiva, 45 mandados de busca e apreensão. A operação acontece em Goiás, São Paulo e no Distrito Federal. Também foi feito o bloqueio e indisponibilidade de R$ 36 milhões e o sequestro judicial de 33 imóveis.

Segundo a Polícia Federal, a Operação Fundo do Poço foi desencadeada após investigações que tiveram início a partir de denúncia do então presidente do partido em desfavor de um ex-dirigente suspeito de desviar aproximadamente R$ 36 milhões.

Os investigadores conseguiram localizar indícios que apontam para existência de uma organização criminosa estruturalmente ordenada com o objetivo de desviar e se apropriar de recursos do Fundo Partidário e Eleitoral.

Os criminosos utilizavam candidaturas laranjas ao redor do país, superfaturamento de serviços de consultoria jurídica e desvio de recursos partidários destinados à Fundação de Ordem Social (FOS) – fundação do partido.

Os envolvidos podem responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, furto qualificado, apropriação indébita, falsidade ideológica eleitoral e apropriação de recursos destinados ao financiamento eleitoral.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais