Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Plenária de Plano Plurianual da União recebe ministros em Belo Horizonte
Imagem: Júnior de Castro/ Rede 98

Plenária de Plano Plurianual da União recebe ministros em Belo Horizonte

Documento pretende definir metas, diretrizes e programas do governo federal com participação popular


Por Júnior de Castro

Ocorre nesta quarta-feira (12), no Sesc Palladium, região central de Belo Horizonte, a plenária do Plano Plurianual da União (PPA), documento elaborado para definir metas, diretrizes e programas do governo federal.

O evento conta com a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e dos ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

De acordo com Macêdo, o Presidente Lula determinou a participação popular no PPA - que foi extinta nos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro. “Nós estamos fazendo o planejamento participativo em três grandes dimensões: a primeira é o Fórum Interconselho, com a presença de todos os conselhos do país; a segunda dimensão são as plenárias presenciais, onde ouvimos toda a população; e a última é a plataforma Brasil Participativo, na qual basta ter um CPF para participar”

Nesta edição do Plano Plurianual, a população pode votar nos programas que serão priorizados no orçamento federal. A votação vai até domingo (15), e para votar é preciso acessar a plataforma Brasil Participativo por meio do cadastro no Gov.br. A população escolhe três dos 28 programas que considera mais importantes para seu estado.

Até o momento estão à frente uma proposta de fortalecimento da atenção primária à saúde, uma para a ampliação do acesso às ações e serviços da atenção especializada à saúde e outra de promoção do trabalho digno, emprego e renda.

Ainda durante coletiva de imprensa na plenária, Márcio Macêdo, Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, foi questionado sobre a relação de Lula com o Governador Zema. “O presidente, durante todos os seus governos, sempre teve demonstração de democracia. Todos os governadores são tratados respeitosamente, e todos foram convidados pelo presidente para escolher três projetos estratégicos de cada estado para compor o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), anunciado ainda em julho”, esclareceu. 

Colunistas

Carregando...


Saiba mais