O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega daqui a pouco a BH, onde desembarca por volta de 09h da manhã desta sexta-feira (26/04) no aeroporto da Pampulha e segue para Nova Lima. Na cidade da Grande BH, o presidente da república participa da inauguração da planta de produção da fábrica da empresa farmacêutica Biomm.
Várias autoridades do Governo Federal estarão presentes no evento, como a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Sales, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Uma ausência no entanto chama a atenção. O governador Romeu Zema não estará na inauguração. A justificativa do governo estadual é de que Zema não foi convidado oficialmente para a agenda.
A Secom nega a informação. Em nota, a secretaria de comunicação publicou: “O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi convidado oficialmente para a agenda do presidente Lula, nesta sexta-feira (26), em Nova Lima (MG)”.
Ainda de acordo com a secretaria, o governador foi convidado pela Biomm - empresa responsável pelo evento - mas tinha informado que não iria e que enviaria a secretária-adjunta de Saúde para participar da cerimônia. Ainda assim, de acordo com a presidência, o governo federal entrou em contato por telefone com o governo de Minas Gerais, que confirmou que ele não iria.
Inauguração da fábrica da Biomm
O evento está previsto para começar às 10h30. A fábrica de insulina será a primeira administrada integralmente por uma marca brasileira, a Biomm. A empresa investiu R$ 800 milhões de reais no espaço. A capacidade de produção será de 20 milhões de unidades de seringas. A liberação para funcionamento foi dada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no início de abril.