O fim de semana foi de definição para a corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Convenções dos partidos definiram os candidatos à disputa nas Eleições de 2024. Os partidos políticos e federações têm até esta segunda-feira para definir as candidaturas aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito nas Eleições 2024. Após a escolha, a legenda já pode solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral, o que deve ser feito até 15 de agosto.
Nesse domingo, a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) foi definida como candidata a vice-prefeita na chapa do deputado estadual Rogério Correia (PT). A dobradinha foi oficializada em convenção pessolista e, em seguida, na convenção da federação formada por PT, PCdoB e PV.
O PDT oficializou a candidatura da deputada federal Duda Salabert para a Prefeitura de Belo Horizonte. A convenção do partido foi realizada na noite desse domingo também confirmou o vice na chapa que será o professor Francisco Foureaux.
Outra candidatura oficializada foi a do senador Carlos Viana (Podemos). Em convenção na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a coligação, chamada de "Mãos à Obra", que conta também com Democracia Cristã, Mobiliza, e PRTB. O candidato a vice ainda não foi anunciado.
No sábado, o Republicanos oficializou a candidatura de Mauro Tramonte. Ele terá como vice Luisa Barreto, do Novo, que é ex-secretária de planejamento e gestão do Governo de Minas, e pré-candidata à PBH.
Na sexta-feira, o Partido Liberal confirmou a candidatura do deputado estadual Bruno Engler à prefeitura de Belo Horizonte. A candidata a vice-prefeita é a coronel da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) Cláudia Romualdo, também do PL.
Em convenção realizada no último dia 27, o União Brasil anunciou apoio à candidatura do prefeito Fuad Noman (PSD) à reeleição e o nome do vereador e jornalista Álvaro Damião (União Brasil) a vice na chapa à Prefeitura de Belo Horizonte. A oficialização se deu um dia depois do acordo entre o ex-prefeito Alexandre Kalil com o Republicanos vir à público
Outra chapa que já tinha sido confirmada na última semana é de Gabriel Azevedo, do MDB. O candidato terá como vice Paulo Brant, do PSB.
Já o Unidade Popular oficializou a candidatura de Indira Xavier à Prefeitura de Belo Horizonte. O candidato a vice na chapa ainda é Geraldo Neres.
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou a candidatura de Wanderson Rocha à Prefeitura de Belo Horizonte. A candidata a vice na chapa é Andréa Carla Ferreira.