Política

  1. Notícias
  2. Política
  3. Zema decreta luto por três dias pela morte do ex-governador Alberto Pinto Coelho
Imagem: Ricardo Barbosa / ALMG

Zema decreta luto por três dias pela morte do ex-governador Alberto Pinto Coelho

Ex-governador morreu nesta segunda-feira aos 78 anos


Por João Henrique do Vale

Minas Gerais está de luto oficial de três dias pela morte do ex-governador de Minas Gerais Alberto Pinto Coelho, aos 78 anos. O decreto foi feito pelo governador Romeu Zema (Novo), nesta segunda-feira, que lamentou a morte do político.

“É uma grande perda para a política de Minas. Alberto foi um dos políticos mais versáteis do estado. Muito gentil, mantinha habilidade incomum para atingir o consenso, sempre disposto a ouvir o próximo, um traço essencial para quem chefiou o Legislativo e o Executivo. Minas perde com sua ausência, mas sempre terá o legado de um homem que dedicou a vida aos mineiros”, disse o governador.

Alberto tem uma longa carreira política. Em 1994, foi eleito pela primeira vez deputado estadual. Exerceu quatro mandatos consecutivos. Foi presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 2007 e reeleito em 2009.

Em 2010, foi eleito vice-governador na chapa encabeçada por Antonio Anastasia. Alberto Pinto Coelho foi governador de Minas Gerais entre abril e dezembro de 2014. Ele assumiu o cargo após a renúncia de Anastasia.

Entre as suas principais realizações no Legislativo mineiro estão a criação da Política Estadual de Resíduos Sólidos e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Comércio Exterior do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Pró-Confins).

Formado em administração de empresas, Alberto Pinto Coelho também atuou no setor de telecomunicações, tendo sido representante do Ministério das Comunicações em Minas Gerais, e exercido cargos de diretoria nas áreas de gestão administrativa.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais