A Caixa Econômica Federal inicia agora em abril a oferta de financiamentos imobiliários pela modalidade FGTS Futuro. A medida é direcionada especificamente a trabalhadores com renda mensal de até R$ 2.640.
Esta nova opção permite que os trabalhadores utilizem o saldo futuro de suas contas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para a compra de imóveis novos ou usados, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.
Quem tem direito ao FGTS Futuro?
- Trabalhadores com renda mensal de até R$ 2.640.
Como ter acesso ao benefício no Minha Casa, Minha Vida?
- Aprovar a caução dos créditos futuros do FGTS por um período de 120 meses no ato da contratação.
- A contratação pode ser feita presencialmente ou pelo aplicativo do FGTS.
- Disponível para compra de imóveis novos ou usados dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, e estará acessível em até 15 dias.
Quais são as principais regras para uso do FGTS Futuro?
- Os saldos futuros do FGTS serão utilizados como garantia e ficarão bloqueados até a quitação total do financiamento.
- Se o trabalhador for demitido, perde o direito de sacar o saldo do FGTS vinculado ao financiamento. O saldo disponível (exceto a multa rescisória de 40%) será usado para abater a dívida do imóvel.
- A decisão de usar o FGTS Futuro é exclusiva do trabalhador e aplicável apenas a novos contratos de financiamento habitacional.
- A iniciativa visa facilitar o acesso à moradia para famílias de baixa renda, com expectativa de beneficiar cerca de 60 mil famílias por ano.