Os Estados Unidos aprovaram a primeira vacina contra a chikungunya. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA).
A vacina pertence ao grupo Valneva e será comercializada com o nome Ixchiq. O imunizante vai ter dose única, e pode ser aplicada a pessoas com 18 anos ou mais em regiões expostas ao vírus. Ele contém uma versão viva e enfraquecida do vírus chikungunya.
Os testes realizados na vacina comprovaram a segurança. Eles foram realizados na América do Norte em 3,5 mil participantes com 18 anos de idade ou mais. Todos receberam uma dose da vacina,
Em uma das análises, realizada nos Estados Unidos, 266 participantes receberam a vacina e 96 participantes que receberam placebo. Foi feita a comparação da resposta imunológica entre os dois grupos.
O nível de anticorpos avaliado nos participantes do estudo baseou-se em um nível que demonstrou ser protetor em primatas não humanos que receberam sangue de pessoas que foram vacinadas. Quase todos os participantes do estudo da vacina atingiram este nível de anticorpos.