O governador Romeu Zema e o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, anunciaram nesta quarta-feira (13), o Samu 192 Regional Macro Centro BH. Com a ampliação, o serviço passará a atender 23 municípios. Dentre essas cidades, 15 delas terão bases descentralizadas e unidades móveis. Ao todo, serão 52 ambulâncias disponibilizadas.
A solenidade de anúncio do serviço ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro. Atualmente, a região atende oito cidades, com 41 ambulâncias do Samu disponibilizadas.
Em entrevista coletiva, o prefeito Fuad Noman ressaltou a importância de atuar em conjunto com outros municípios da Região Metropolitana. “Esse é um trabalho que precisa ser feito para atender a comunidade como um todo. Os municípios devem estar juntos. Esse trabalho feito pelo governo do estado e pela Prefeitura de Belo Horizonte traz muita vantagem. Ele aumenta o efetivo, aumenta os recursos, melhora a atenção das pessoas, e Belo Horizonte acaba sendo beneficiada também, pois teremos mais recursos”.
Já o governador Romeu Zema ressaltou que, com o novo programa, a cobertura do Samu pode chegar a 100% em todo o estado de Minas Gerais. “Atualmente, nós já temos cerca de 85% de cobertura do Samu em Minas e esse número tem subido constantemente. A previsão é que em até meados de 2024, nós venhamos a ter 100% de cobertura. Esse é um marco muito grande”.
Para a ampliação, foram investidos cerca de R$7,5 milhões. Belo Horizonte, por ser responsável pela Central Reguladora, receberá R$4,2 milhões de forma mensal, a partir de janeiro de 2024.