A equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) responsável pela pesquisa da vacina Calixcoca, solução terapêutica contra a dependência de cocaína e crack, foi a grande vencedora da segunda Edição do Prêmio Euro Inovação da Saúde, organizado pela multinacional farmacêutica Eurofarma, que atua em mais de 20 países. A conquista rendeu a UFMG, um prêmio de 500 mil Euros, cerca de 2 milhões e 660 mil reais.
O estudo foi votado por médicos de 17 países e superou outras 11 pesquisas inovadoras no campo da saúde desenvolvida na América Latina, entre elas a Spin-Tec, vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela própria UFMG.
O medicamento induz o sistema imune a produzir anticorpos que se ligam à cocaína na corrente sanguínea. Essa ligação transforma a droga em uma molécula grande, que não passa pela barreira hematoencefálica. O projeto já passou por etapas pré-clínicas, em que foram constatadas segurança e eficácia para tratamento da dependência de crack e cocaína e prevenção de consequências obstétricas e fetais da exposição às drogas durante a gravidez em animais.