Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Vacinação contra a Dengue em Minas acontecerá nas escolas, diz Baccheretti
Imagem: Junior de Castro / Rede 98

Vacinação contra a Dengue em Minas acontecerá nas escolas, diz Baccheretti

Segundo Secretário de Saúde, Imunização tem previsão para começar em março, em crianças de 10 e 11 anos. Estado vive o pior ano da doença


Por Lucas Rage e Junior de Castro

A campanha de vacinação contra a Dengue, em Minas Gerais, vai acontecer dentro das escolas em todo o estado. Declaração partiu do Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em coletiva à imprensa na manhã desta sexta-feira (16).

Segundo Baccheretti, os primeiros contemplados com a vacina Qdenga serão crianças de 10 e 11 anos nos 22 municípios mais impactados pela doença — tanto no Vale do Aço quanto na Região Metropolitana da BH.

O Secretário reforçou que o alerta segue aceso para a doença em Minas Gerais, e que o estado vive o pior ano da história para o vírus. A preocupação principal é a incidência dos sorotipos 2 e 3 da doença, que não circulavam há 20 anos. 

“O único ponto que nos preocupa hoje é o novo sorotipo circulando fortemente (o Sorotipo-2). O Sorotipo-3 também circula fortemente. Como a população só pegou o Sorotipo-1, ela está mais suscetível aos novos sorotipos”, explicou Baccheretti.

Ainda conforme o chefe da pasta, o aumento da temperatura  também é um dos responsáveis pela alta incidência de Dengue, com maior proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Apesar do alerta, Baccheretti destacou a baixa letalidade da doença em Minas — a menor da história. Segundo ele, isso se deve à capacitação de equipes médicas para o tratamento da Dengue. 

“É muito importante essa capacitação que estamos fazendo. Apesar de ser uma doença de décadas, a gente sabe que, na prática, o processo não é feito da maneira que consideramos ideal. Centro de referência de Dengue no tratamento, o Júlia Kubitschek não recebeu nenhum óbito ainda. Pacientes que chegam com a suspeita de Dengue, devem ser hidratados. Os insumos já estão chegando aos hospitais, para que mantenhamos a menor letalidade da nossa história”, informou.

Baccheretti anunciou, ainda, o funcionamento 24 horas  do Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, para o atendimento à Dengue. O objetivo, segundo ele, é de que o atendimento também seja reforçado em centros de saúde de Venda Nova, onde há uma grande incidência da doença.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais