Saúde

  1. Notícias
  2. Saúde
  3. Vacinação contra Covid-19 para público maior de 12 anos é retomada em BH
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Vacinação contra Covid-19 para público maior de 12 anos é retomada em BH

Cerca de 20 mil doses de novo imunizante estarão disponíveis nos centros de saúde da capital


Por Marcelle Fernandes

A vacina contra Covid-19 em Belo Horizonte vai voltar a ser aplicada em pessoas acima de 12 anos de idade, que fazem parte dos públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 21.150 doses do novo imunizante fabricado pelo Instituto Serum, que foi atualizado no esquema vacinal contra a doença.

As doses serão aplicadas nos 153 centros de saúde da capital mineira e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços podem ser verificados no site da PBH.

Para tomar a vacina, as pessoas que fazem parte dos grupos elegíveis, e que tenham mais de 12 anos de idade, devem ter recebido a última dose há, pelo menos, seis meses. Segundo a Prefeitura, os imunizantes contra a Covid-19 passaram a fazer parte do calendário básico de vacinação dessas pessoas e serão aplicados independentemente de campanhas em andamento.

Novo imunizante na rede de saúde da capital

A Prefeitura de BH informou que esta é a primeira vez que o município recebe doses do imunizante contra a Covid-19 deste fabricante. Por isso, para garantir a segurança no momento da aplicação das novas doses, os profissionais da rede SUS-BH passaram por capacitação, com o aperfeiçoamento dos processos de vacinação. "É importante destacar que as doses foram testadas, são seguras e protegem contra as formas mais graves da doença", afirmou a administração municipal.

Vacinação infantil

O público infantil, que contempla crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, vai continuar recebendo as doses da vacina monovalente contra a Covid-19, da farmacêutica Moderna.

A administração das doses para esse público está sendo feita em 18 centros de saúde de BH e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. A estratégia de concentrar as vacinas em menos unidades tem como objetivo evitar a perda de doses já que, após a abertura do frasco, o imunizante tem validade de 19 horas.

Colunistas

Carregando...


Saiba mais