Neste sábado, durante o clássico entre América x Atlético, no Estádio Independência, a Federação Mineira de Futebol (FMF) promoverá a campanha “Raros em Campo”, onde pessoas com doenças raras entrarão no gramado do campo do Horto com jogadores e o trio de arbitragem. Além disso, os jogadores dos dois clubes terão estampados em suas camisas nomes de doenças raras, e a iniciativa levará cerca de 40 famílias ao estádio.
As famílias entrarão em campo com uma faixa com a proposta de conscientizar as pessoas e também fazer um círculo antes do pontapé inicial para o clássico. A Federação Mineira de Futebol contou com o apoio dos clubes e também da Casa de Maria, que acolhe pessoas e famílias com doenças raras, e promove inclusão e qualidade de vida para todos.
O vice-presidente da Federação Mineira de Futebol, Marcelo Aro falou sobre a importância de campanhas de conscientização para trazer mais investimentos.
"A partir do momento que a sociedade se conscientizar que convivemos com doenças raras, teremos mais interesse das pessoas, mais investimentos em pesquisas, mais geneticistas para realizar os devidos diagnósticos e o aumento das possibilidades de salvar mais pessoas com doenças raras. É importante as pessoas entenderem que 75% das doenças raras acometem crianças. Infelizmente, 30% das crianças com doenças raras não passam dos cinco anos de idade no Brasil. Muitas vezes temos esse número por falta de diagnóstico, que é o primeiro passo. Quando os diagnósticos são tardios, dificulta o tratamento e a preservação da vida", falou Marcelo Aro.
Palavra dos clubes
“O América abraçou a causa de imediato, pois entende que o tema é importantíssimo e o esporte é uma ferramenta para atração dos olhares das pessoas para as doenças raras. Esperamos que todos os protocolos e tratamentos sejam levantados para mais pessoas serem beneficiadas”, declarou Alencar da Silveira Junior, presidente do América.
“O Atlético e o Instituto Galo estão sempre envolvidos em questões fundamentais para a sociedade. Dar visibilidade às doenças raras é mais um passo importante na busca por um mundo melhor para todos”, destacou Sérgio Coelho, presidente do Atlético.
Campanha foi realizada na final de 2023
Na final do Campeonato Mineiro de 2023, também envolvendo América e Atlético, a campanha "Raros em Campo" foi abraçada pela Federação Mineira de Futebol e pelos clubes. Na ocasião, ações de conscientização foram promovidas e a inclusão de famílias e pessoas com doenças raras em um grande evento.
Confira o vídeo promovido pela Federação Mineira de Futebol em suas redes sociais para a campanha deste ano.