Cidades

  1. Notícias
  2. Cidades
  3. Sede da Companhia Urbanizadora e de Habitação de BH é ocupada por manifestantes
Imagem: Rede 98

Sede da Companhia Urbanizadora e de Habitação de BH é ocupada por manifestantes

Grupo exige a garantia da urbanização das ocupações Esperança e Vitória


Por Júnior de Castro

A Urbel - Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte, localizada no Centro de BH, foi ocupada nesta quarta-feira (19) por manifestantes ligados ao MLB - Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas.

Segundo Leonardo Péricles, presidente do UP (Unidade Popular), o grupo exige que as ocupações Esperança e Vitória sejam incluídas no plano de urbanização da PBH de forma ética, justa, com participação popular e sem despejos. "Nenhuma casa deve ser removida sem alternativa prévia e sem discussão com comissão de acompanhamento e em assembleia geral com as famílias", explicou o líder popular.

"A Urbel precisa se comprometer a usar todas as alternativas possíveis para elaborar e executar o plano de urbanização dessas ocupações. Precisa também ter o compromisso em resolver os problemas com a infra estrutura, além de dialogar com a coordenação das ocupações e não fazer conversas atravessadas colocando morador contra morador", acrescentou Péricles.

No momento, mais de 100 famílias ocupam o prédio o prédio da Urbel.

A Prefeitura de Belo Horizonte enviou nota de posicionamento:

"A Prefeitura de Belo Horizonte informa que o recurso conquistado junto ao Governo Federal para as obras de urbanização das Ocupações Rosa Leão e Helena Greco, é resultante de um trabalho participativo de discussão com os moradores para a construção e aprovação do Plano de Urbanização Sustentável.

Com a aprovação do plano pela comunidade, foi possível encaminhar a proposta da urbanização dessas ocupações para o Governo Federal e conquistar recursos para as obras por meio do Programa PAC-PERIFERIA VIVA. Esse recurso foi aprovado por um orçamento específico e elaborado a partir dos projetos para cada área, não sendo possível transferir para qualquer outro território.

A discussão e a aprovação dos planos é uma exigência básica para a contratação de projetos e captação e recursos para obras de urbanização. Os moradores das ocupações Esperança e Vitória ainda não quiseram participar da votação do projeto proposto pela PBH, o que impediu a captação de recursos para esses locais.

Por fim, a PBH informa que também solicitou junto ao Governo Federal recursos para a retomada das discussões dos Planos de Urbanização das Ocupações Vitória e Esperança.

Cabe ressaltar que, todas as informações foram repassadas aos manifestantes ontem (19).

A Urbel ainda informa que iniciou conversas com os manifestantes mas não houve acordo. A entidade segue aberta ao diálogo".

Colunistas

Carregando...


Saiba mais